Uma xícara de|gentileza

0
1158

Foto:

Ekoa Café

Que tal tomar um saboroso cafezinho que foi pago por um desconhecido? Isso acontece em um café da Vila Madalena.

O nome do projeto é Café Compartilhado e desde 2011 o Ekoa Café promove essa troca de gentileza entre pessoas desconhecidas. Segundo Marisa Bussacos, publicitária e sócia do Ekoa, “surgiu a partir do livro The Hanging Coffee, onde o personagem principal paga seu café e deixa outro pago para outra pessoa. Isso se passa na República Tcheca”, conta ela.

Aqui, no Ekoa, quem deixa o café pago, deixa também um bilhetinho com uma mensagem positiva, seja um pensamento, uma poesia ou um simples desenho. “É como se fosse um biscoitinho da sorte”, resume Marisa.

Para saber se há cafés pagos, basta consultar a lousa junto ao balcão. Marisa garante que ninguém abusa da bondade alheia. “Muita gente que toma o café compartilhado nas próximas visitas faz questão de retribuir a gentileza e deixa outros cafés pagos”.

Ela não sabe dizer se amizades ou namoros surgiram a partir dessas ações. Mas acredita que está estimulando a troca de gentileza entre desconhecidos e contribuindo para um mundo mais humano e feliz. Segundo estimativas da empresária, são cerca de dez cafés por semana que os clientes deixam pagos. 

Dentro desse espírito comunitário de compartilhar, o Ekoa, que significa morada em tupi-guarani, também conta com uma pequena biblioteca de livros livres. Ela fica junto aos sofás no salão do fundo. “Quem quiser pode levar o livro que gostar da estante e, se puder, traz outro para repor”, e quando as pessoas trazem em doação muitos livros, o Ekoa encaminha os volumes excedentes para o projeto Bicicloteca.

A loja foi aberta em 2009 e sempre, por filosofia, estimula práticas mais saudáveis e conscientes de consumo.

“A ideia é que isso seja uma ação solta e livre”, diz Marisa sobre os cafés pagos e os bilhetinhos  

Ekoa Café
Rua Fradique Coutinho, 914
Telefone 3032-7842
www.ekoacafe.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA