Para Diogo Tornili, cantor e sócio da escola de canto La Musique, “a música é para toda a vida e ela muda a vida da gente” e garante que em qualquer idade é possível aprender…
Criada em 2011, a escola quer tornar o aprendizado musical agradável. Segundo Diogo, “em média, em três meses, com uma aula semanal de uma hora, nosso aluno já tem um bom domínio do instrumento ou da voz”. As aulas individualizadas garantem que cada um progrida de acordo com sua habilidade.
A cada trimestre, a escola promove um sarau para que os alunos mostrem seu progresso e, no final do ano, eles se apresentam para todos numa animada festa de encerramento no auditório da escola.
Um dos diferenciais que Diogo destaca de sua escola é o comprometimento dos professores. “Para ser nosso professor, é preciso estar compromissado com nosso método, baseado no construtivismo e na afetividade, que é o envolvimento do professor com o aluno e a música”.
A La Musique tem seis salas de aulas, um estúdio profissional, que pode ser alugado para gravações, e um auditório para 50 pessoas. Os professores têm experiência profissional, com um instrumento específico, tanto na teoria como na prática.Não ter seu próprio instrumento não é problema. A escola tem instrumentos (violão, guitarra, baixo, piano, bateria e violino) para emprestar aos alunos que ainda não sabem qual tocar. “Desta forma facilitamos o aprendizado do aluno, que pode testar até encontrar o seu. Afinal, o custo de um instrumento começa a partir de uns R$ 300 (violão).”
Idade não é limite para quem quer aprender a cantar ou tocar, garante Diogo. E dá um exemplo: “Tenho um aluno de canto que começou aos 70 anos. Hoje, ele, além do seu trabalho, também é contratado para cantar em cerimônias de casamentos”. Na outra ponta, a partir dos três anos, a criança pode ter aulas de musicalização.
Uma das facilidades da escola são as aulas experimentais grátis para quem quer se aventuar na música.