Duas empresas presentes na região adotam a sustentabilidade com campanhas de troca de cadernos e doação de livros.
No mês do carnaval, a Kalunga e o Instituto Grupo Pão de Açúcar estão a todo vapor no quesito sustentabilidade.
Pelo quinto ano consecutivo, a Kalunga realiza em todas as suas lojas, incluindo a da Pompeia, uma campanha de reciclagem de cadernos, com o objetivo de incentivar o descarte sustentável do material durante o mês de fevereiro e a temporada de volta às aulas. Os clientes são estimulados a levar às lojas seus cadernos usados, sem capa e espiral. Cada quilo de papel usado dá direito a R$ 1 de desconto na compra de um caderno novo ou um pacote de papel sulfite. De acordo com informações da assessoria da empresa, desde 2009, quando a campanha foi criada, já foram arrecadadas e destinadas a usinas de reciclagem 161 toneladas de papel. Somente em 2012, foram 54 toneladas, e a expectativa para este ano é superar as 60 toneladas. Esta campanha é válida até 15 de março.Já no Grupo Pão de Açúcar, o objetivo é arrecadar livros. Até o dia 28 de fevereiro todas as 565 lojas Pão de Açúcar, Assaí e Extra (Hiper e Super) de todo Brasil estarão recebendo as doações de livros usados.
Segundo a assessoria de imprensa do Pão de Acúcar, o objetivo é entregar o total recolhido a cerca de 700 instituições presentes em cidades onde o Grupo mantém lojas. Para participar, basta ir a uma das unidades e deixar os livros novos ou usados, em bom estado, nas urnas localizadas próximas aos caixas.
Em 2012, o Instituto Grupo Pão de Açúcar (IGPA) comemora o sucesso das campanhas solidárias que aconteceram nas lojas. No total, o IGPA, os colaboradores e os clientes doaram cerca de 480 mil livros, 80 mil brinquedos e 205 mil peças de vestuário para instituições sem fins lucrativos. Além de estimular a ação voluntária, o instituro também trabalha dentro do conceito de reutilização.