Ariano Suassuna é|Pérola Negra 2013

0
1286

Foto:

A bateria Pérola Negra na quadra da Rua Girassol

A escola de samba da Vila Madalena vai levar para a avenida o enredo “O espetáculo vai começar, Pérola Negra apresenta O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, escrito em 1955.
Neste ano, a Pérola ficou na décima terceira colocação do grupo especial com 158,1 pontos. Ela levou para a passarela do Anhembi o enredo “A Pedra que Canta Também Samba – Itanhaém, hoje a Pérola é você”, que cantou as origens e as belezas naturais da cidade de Itanhaém, localizada no litoral sul do Estado de São Paulo. 
André Machado, carnavalesco da Pérola, é quem pela quinta vez assina o enredo da escola. 
Suassuna escreveu uma história que narra a intimidade com Deus e a simplicidade da relação Dele com os homens. Toda a narrativa retrata os pecados da carne de uma forma alegre e descontraída, e lembra que todos nós estamos sujeitos às maledicências carnais, pois somos seres humanos e pecadores. E que não existe alma puramente virtuosa, nascemos para conhecer, errar e aprender, se possível, com os erros. A história se passa no sertão nordestino castigado pelo sol e conta com personagens que praticam atos vergonhosos por medo da fome, do sofrimento, da morte e da solidão, em um tom ingênuo, contado de maneira original, utilizando a linguagem do circo.
É nesse universo circense que acontecerá o julgamento das personagens e também a intervenção da Compadecida no momento propício, para triunfo da misericórdia, inclusive para aqueles que terminam por fazer o que não presta, não por maldade, mas por sua pobre e triste condição.
No livro de Suassuna, a justiça comum, infelizmente praticada pela racionalidade, sufocada por formalismos burocráticos e complicações que dão margem à deformação de seus verdadeiros objetivos, não têm crédito aos olhos do povo, que procura a emoção de sentir o Cristo do seu lado.
Para Edilson Carlos Casal, o Nêgo, presidente da Pérola Negra, neste carnaval “vamos desfilar no grupo de acesso com muita alegria, para voltarmos ao grupo especial. A hora não é de reclamação e sim de muita alegria. Vamos levar para a passarela um bonito desfile com a Pérola Negra”. Serão dois mil integrantes e quatro carros alegóricos no desfile de 2013. Nêgo convida toda a Vila Madalena para participar dos ensaios da escola, aos domingos, a partir das 19h. O samba-enredo para 2013 é de autoria de Mydras, Carlinhos, Bola, Michel e Reggiano. O intérprete será Douglinhas Aguiar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA