Casa atende os jovens

0
2421

Foto:

A Casa do Adolescente de Pinheiros

Um lugar onde os jovens são atendidas por equipe multidisciplinar formada por médicos, dentistas, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas entre outras especialidades. Assim é a Casa do Adolescente de Pinheiros que atende jovens de 10 a 19 anos e onze meses. Aberta em setembro de 1994, é ligada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
A casa conta com dois consultórios médicos e um odontológico.
Segundo a coordenadora da Casa, a médica hebiatra Joana Maria Schikanai Kerr, “eles são de todos os níveis culturais e sociais. Aqui buscam de ajuda para problemas como bullying, violência, problemas de saúde e orientação sobre sua vida escolar e outras questões”.
Pesquisa feita com 284 crianças e jovens da Casa, revelou que 25% deles apresentavam quadro de hipertensão arterial combinada com alto consumo de sódio na dieta, apesar da pouca idade. Para o médico Arlindo Frederico Junior, do centro de Saúde de Pinheiros, o índice é preocupante e pode trazer complicações no início da fase adulta como AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, diabetes, doenças renais e até morte súbita.
Além dos atendimentos de saúde, a Casa promove oficinas e cursos de nutrição, de horta e ervas aromáticas, de grupos de convivência, oficina de sentimentos e outros. O atendimento é de terça a sexta das 7 às 17h. Na segunda a Casa tem o atendimento estendido até às 20h. É a chamada Balada da Saúde, “é um horário voltado para os jovens que não podem vir até aqui nos outros horários da semana”, diz a psicóloga e voluntária, Alzira Ciampolini Leal.
Para utilizar os serviços oferecidos, é preciso fazer matrícula. Basta levar  Carteira de Identidade, Carteira do SUS e comprovante de endereço. Depois passa por entrevista para ser encaminhado ao serviço adequado. A Dra. Joana lembra que “a Casa atende jovens de qualquer bairro da cidade e outras cidades próximas à Capital, ao contrário dos postos de saúde que só atendem as pessoas de acordo com o bairro onde ela mora”.
Outro serviço oferecido é o disque-adolescente. Através do telefone 3819-2022, de segunda a sexta, o jovem, sem necessidade de se identificar, é atendido por um dos integrantes da equipe multidisciplinar que presta as informações e orientações pedidas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA