Pedalando pela Vila

0
986

Foto:

O bicicletário funciona diariamente

Opção ecológica para lazer e para o trabalho, um número cada vez maior de pessoas aderiu às bicicletas como meio de transporte e de lazer. No metrô Vila Madalena funciona desde 2008 um bicicletário com estacionamento e que também faz locação de bike.
O espaço é mantido pelo Instituto Parada Vital (IPV), ONG sem fins lucrativos fundada em 2007, que tem por objetivo propor soluções que preservem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento sustentável em grandes centros urbanos. O IPV administra na cidade 17 bicicletários e mais 13 paraciclos.
O projeto chamado de Nossabike tem apoio da Sabesp, da Shimano, do Metrô, da EMTU, das secretarias municipais do Verde e do Meio Ambiente e a de Recreação e Esportes.
Para o IPV, o ciclista tem um propósito mais pacífico. A cidade de São Paulo tem, há muito tempo, milhares de trabalhadores que utilizam a bicicleta para se deslocar até o local de trabalho, principalmente por opção econômica. Mais recentemente, outras faixas da população aderiram a este meio de transporte.
O bicicletário do metrô Vila Madalena foi instalado por ser final da Linha Verde e por ter uma relação interessante com as causas defendidas pelo IPV.
Quem faz locação da bike também recebe um capacete e um cadeado. A devolução pode ser feita em qualquer outro bicicletário do IPV. A primeira hora de locação é grátis e após esse período são cobrados 2 reais por hora adicional. Quem quer deixar sua bike estacionada no local não paga nada, mas precisa fazer o cadastro e precisa trazer corrente e cadeado próprio.
Para alugar uma bicicleta é preciso ter 18 anos, apresentar documento com foto e o número do CPF para cadastro e ter cartão de crédito com limite disponível de 350 reais. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável. Quem não possui cartão de crédito precisa fazer seu cadastro na sede do IPV, na Al. Barão de Limeira, 985, 5º andar, Campos Elíseos, tel. 3661-0332, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, munido de RG, CPF, comprovante de residência (original e cópia) e duas fotos 3×4. Nestes casos, a pessoa paga taxa de 25 reais para cadastro e outros 25 reais para créditos que serão descontados com as locações. Funciona diariamente das 6 às 22h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA