No passo certo

0
1136

Foto:

Birkenstock: moda e conforto

A Vila Madalena é famosa por várias facetas: é reduto dos artistas, que expõem sua arte em seus ateliês; é reduto da boêmia, que se diverte e aproveita os diversos bares do bairro. Mas tem uma linha que vem ganhando força no bairro: a Vila está se tornando também um reduto da moda, especialmente dos calçados.
E a relação da humanidade com os sapatos é bem antiga. Estudos mostram que eles já existiam em 10.000 a.C. Outros pesquisadores dizem que os sapatos foram inventados na Mesopotâmia há mais de 3,2 mil anos. Eles também foram sinônimo de riqueza. No Egito antigo, por exemplo, somente os nobres podiam usar sandálias de couro. Já no Império Romano, os calçados denunciavam a classe ou grupo social.
Isso já não existe mais hoje, já que há sapatos para todos os gostos – e bolsos. Tanto que essa peça é há tanto tempo um dos itens mais queridos no guarda-roupa masculino e feminino. E para isso, o número de lojas de sapatos vem acompanhando essa característica. “Calçado sempre foi um fetiche. A mulher está sempre muito ligada ao calçado. O que ampliou foi o interesse, o cuidado e a relação com o calçado de conforto”, conta Patrícia Guedes, proprietária da Perere, que está há 19 anos na Vila, uma das lojas mais antigas do bairro. Hoje a Perere atrai muitos clientes que estão atrás das famosas Birkenstocks. A sandália europeia é conhecida no mundo todo por seu conforto e qualidade. “É um dos calçados da linha de conforto mais antigos que existe. As pessoas estão querendo calçados confortáveis. E eles são fashion”, diz.
Outra marca que faz sucesso pela Vila e exprime o conceito do bairro é a Selo de Controle. “É um sapato feito a mão, completamente diferente do que você vê nas lojas comuns e tem uma grande variedade de modelos”, explica Lucilia Saad Mamar, proprietária da loja Santalu, que vende a marca há 3 anos.
E nessa onda de tantas lojas, uma das marcas mais brasileiras não poderia faltar na Vila. “As Havaianas atraem pela qualidade. Todo mundo adora e acha que não tem sandália igual, além da variedade de estampas que é um atrativo a mais”, diz Rodrigo Moreira, proprietário da franquia da Rua Heitor Penteado.
E todos concordam em um ponto: o público descolado comum de se encontrar pelas ruas da Vila busca sempre um sapato com algo a mais. “É um pessoal antenado, casual, que gosta de conforto e de coisas diferentes”, analisa Lucilia. “A moda atraiu a Vila, e o calçado faz parte dessa atração especial que a mulher tem. A Vila é um lugar especial, gostoso de passear”, diz Patrícia. E opções de lojas hoje é o que não faltam. Por isso, selecionamos alguns endereços para você passear e encontrar o calçado que você sempre quis. Porque não só você, mas seus pés também ficarão muito mais felizes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA