Moda de viola|vira livro

0
1472

Foto:

A autora, Maria Immaculada

Autor de várias músicas sertanejas, Olegário José de Godoy (1895-1995), o Sorocabinha, violeiro nascido em Piracicaba, acaba de ganhar uma merecida homenagem através do livro “Sorocabinha” (Editora do Autor) escrito por uma das suas filhas, Maria Immaculada da Silva, moradora da Vila Beatriz.
Nos idos dos anos 1930, a música sertaneja fazia sucesso pelo interior paulista. Sorocabinha formava dupla com seu pai, Nhô Juca Sorocaba, o Sorocabão. Apesar de ter nascido em Piracicaba, Sorocabinha acabou ganhando o apelido por causa do pai.
Formou dupla com o pai e depois com Manuel Rodrigues Lourenço (1901-1987), o Mandy. A dupla foi convidada a participar da caravana sertaneja organizada por Cornélio Pires, cantor sertanejo e empresário na época com outros artistas sertanejos. Eles se apresentavam em animados shows pelas festas e eventos.
O primeiro disco gravado em 78 rpm foi produzido por Cornélio Pires e com o sucesso que teve despertou o interesse das gravadoras no gênero sertanejo de raiz.
Sorocabinha, em parceria com Mandy, chegou a gravar mais de 70 discos pelas gravadoras RCA Victor, Odeon, Columbia e Parlophon. A dupla tornou-se referência para outras duplas que se formaram e surgiram depois, entre elas Tonico e Tinoco.
O que pouca gente sabe é que Sorocabinha, que viveu exatos 100 anos, passou boa parte de sua vida na região da Vila Madalena.
O livro escrito por Maria Immaculada relata a história escrita por Sorocabinha e guardada por muitos anos a espera de uma oportunidade para se transformar em livro. “Eu queria muito publicar o livro. Foram muitos anos de espera”, conta a filha-escritora. Todas as anotações que Sorocabinha fez, a filha datilografou pacientemente. “É uma forma das gerações mais novas conhecerem as origens da música sertaneja de raiz”.
O livro, além das muitas informações para quem gosta do gênero musical, traz a história do início da música sertaneja e tem um acervo fotográfico daquela época que foi restaurado com texto atualizado. Junto com o livro, acompanha um CD com vinte músicas, com modas de viola e desafios que foram restauradas e remasterizadas digitalmente.
O lançamento do livro aconteceu no dia 29 de novembro na Livraria da Vila da Fradique Coutinho

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA