Animando as noites|da Vila

0
1055

Foto:

Os Inquilinos do Universo

Nos finais de semana, na esquina das ruas Cardeal Arcoverde e Belmiro Braga, há um inevitável e animado congestionamento. O motivo é a programação musical do Espaço Urucum, que está instalado naquele endereço desde 2009.
O quarteto que comanda a casa é formado por Gabriel de Toledo (Gabi), José Eduardo (Zanga), Gabriel Reis (Checha) e Rodrigo Toledo. Os quatro amigos se conhecem desde a adolescência e a música sempre esteve presente na vida deles. Dois deles, Gabi e Zanga, são músicos e fazem parte da banda Inquilinos do Universo que se apresenta no Urucum.
O nome Urucum remete ao Brasil.  “Além de ser um nome bem brasileiro, o urucum é utilizado pelas comunidades indígenas em momentos de festa e de guerra. E o nosso espaço representa um pouco disso aqui na Vila Madalena”, diz Gabi.
O espaço é dividido em dois andares. Após subir a estreita escada, se chega ao salão onde fica o pequeno palco do Urucum. Subindo mais um lance de escada se chega ao terraço que tem bar e mais atraente nas noites mais amenas. É o lugar onde os grupos aproveitam para fazer sua comemoração.
Na época do carnaval, o pessoal do Urucum coloca literalmente o bloco na rua. Aliás, dois. Um deles é o Passaram a Mão na Pompeia que sai pelas ruas do bairro da Pompeia. O outro é o Unidos Venceremos que sai pelas ruas da Vila Madalena e também participa do Pholia na Luz, evento carnavalesco que reúne blocos no Parque da Luz.
A programação do Espaço Urucum é bem eclética. “Sendo boa música, entra na programação”, diz o Zanga.
Entre os que se apresentam aqui está a sambista Duda Ribeiro, Bukassa Kabengelê, que apresenta uma vez por mês o projeto Pé na África, com músicas e ritmos africanos. Samba Soul, Sambadela e Destilaria do Groove já se apresentaram aqui. Abre de quinta a sábado às 22h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA