A vida imita|a arte

0
1185

Foto:

Galeria Casa da Xiclet

Conhecida pela a irreverência e humor ácido, a artista plástica Adriana Xiclet está comemorando uma década de urbanidade paulista. É que essa capixaba nascida no dia 31 de dezembro de 1968, ano de ebulição na política nacional, nasceu com a incumbência de questionar valores padronizados de cultura. Depois de ter vencido o 2º lugar num concurso de artes na faculdade, a premiação deu a ela a oportunidade de visitar o Masp, em São Paulo. “Essa viagem foi fundamental para eu me decidir a vir definitivamente para cá. Conheci pessoas que foram importantes para esse processo”, avalia.
Numa simbiose comportada entre casa e galeria, Adriana assume o caráter controverso das suas atitudes e questiona com bom humor o formato adotado pelas grandes galerias comerciais e pelo circuito artístico. “Esses dez anos de Casa da Xiclet mostra que a galeria se tornou um ponto de referência da cultura alternativa”, define. A programação variada de exposições e outras manifestações como a música, cinema, palestras, e outros eventos fazem do local um espaço de encontro entre a comunidade para fazer e falar de arte e colocar as pessoas frente a frente “minimizando os efeitos da ditadura da Internet”, salienta.
Boa ouvinte como ela mesma se autodefine, Adriana não perde a chance de brincar com as palavras como uma interferência de comunicação que faz o indivíduo refletir com suas criações. “Ouve-se problemas por 1,99 a hora”, foi a maneira que a artista enxergou para questionar o nível de estresse do visitante da galeria.
Para comemorar o aniversário da Galeria Casa da Xiclet, o espaço promove a exposição “10 Anos Sem Vitória – O Fracasso Nunca Me Subiu à Cabeça (a frase é do Pereio, mas o fracasso é nosso)” – brincando mais uma vez com as palavras, seu jogo preferido, numa alusão com o fato da sua saída da terra natal, Vitória, capital do Espírito Santo.
Para a segunda edição comemorativa dos 10 anos da casa-galeria, a exposição contará com obras de muitos artistas como André Albuquerque, André Sztutman, Rafael Aboud Piovani, Luisa Dória, entre outros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA