Do Pará para a Vila Madalena

0
1220

Foto:

Vera Velozo

A Feira da Vila Madalena que neste ano chegou a sua edição número 34 tem um toque paraense em seu nascimento. A paraense Vera Velozo junto com José Luiz de França Penna, nosso colaborador, e outros amigos se juntaram em 1977 para organizar um dos mais festivos eventos da cidade e atrai a cada ano, milhares de pessoas.
Nascida em Belém do Pará, Vera diz que recebeu de seu pai, Luiz Mourão Velozo, funcionário de uma autarquia federal, o gosto pela música. “Ele escutava Miltinho, Silvinho além de salsa e das animadas músicas caribenhas”.
Aos 16 anos, ela e a família, foram  morar em Fortaleza, capital do Ceará. Lá, Vera conheceu o músico Kiko Tupinambá, baixista do Grupo Arembepe e com quem acabou casada. A partir daí começou a trabalhar com o grupo.  “Fiz de tudo, vendia shows, acertava agenda, preparava o palco e gostei do  trabalho. Depois, trabalhei com músicos como o Hermeto Paschoal e o grupo Duofel, com quem ainda trabalho”.
Quando chegou a São Paulo, veio morar em Pinheiros e daqui nunca mais saiu. “Morei na Teodoro por 17 anos e há 12 no endereço atual, na mesma região. Mas durante um tempo, passava seis meses do ano, morando em Salvador, a trabalho com a banda”. Lembra que a Vila Madalena era tranquila e eram poucos os bares por aqui.
A casa da Rua Faisão onde o Penna morava, era o ponto de encontro da turma de músicos e lá aconteciam os ensaios do Papa-Poluição do qual fazia parte Penna, Tiago Araripe, Paulinho Costa. “Era muito legal a nossa convivência e foi nessa época, que bolamos um evento cultural na Vila Madalena. Agosto foi o escolhido porque era o ‘mês de cachorro louco’. A primeira feira saiu meio improvisada mas com o passar dos anos, cresceu e ficou organizada como está hoje, graças a Vângela, minha irmã”, lembra Vera. Depois, criaram o Natal na Vila. Ambos eventos são organizados pelo Centro Cultural da Vila Madalena.
Tetê Espíndola, Itamar Assunção, Arrigo Barnabé e outros artistas passaram pelos palcos da Feira da Vila. “O pessoal adorava se apresentar para o público da Vila”, afirma Vera.
Ela trabalhou no jornal Primeira Mão onde fazia um caderno de música. 
Hoje, a mãe de Brisa e de Thiago e avó de duas netinhas, é a supervisora de cultura da Subprefeitura de Pinheiros. “É uma oportunidade de retribuir para a região o muito do que ela me deu”, conclui Vera.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA