Andy Warhol na telinha

0
890

Foto:

Andy Warhol na telinha

Depois de ser vista por mais de 30 mil pessoas em sua passagem por Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a exposição “Warhol TV” tem trabalhos produzidos para a televisão pelo mestre da pop arte Andy Warhol (1928-1987) e está no Sesc Pinheiros até o dia 25 de setembro.
Os filmes e vídeos apresentados nesta exposição integram o acervo do Museu Andy Warhol, em Pittsburgh (EUA), que também apoia o projeto.
“A televisão de Warhol é certamente o único assunto ainda inexplorado na obra deste artista demolidor de tabus no mundo da arte”, diz Judith Benhamou-Huet, curadora e idealizadora da mostra. Ela passou cerca de um ano mergulhada no acervo do Museu Andy Warhol pesquisando filmes e vídeos feitos para a televisão. Nesse processo, selecionou os trechos que melhor revelariam o artista americano. Antes do Brasil, os trabalhos televisivos de Warhol foram expostos na Europa, em Paris (2009) e Lisboa (2010).
Considerado o principal responsável pelo reconhecimento da Pop Art, Warhol experimentou vários meios de expressões artísticas, do cinema à pintura, passando por fotografia, música e vídeo. O caráter performático e questionador de seu trabalho em TV coloca suas produções num ponto distante, talvez à frente, dos demais programas feitos para a televisão da época. Entre os anos 60 e 80, ele produziu para os canais a cabo dos EUA os programas “Fashion”, “Andy Warhol’s TV” e “Andy Warhol’s Fifteen Minutes”. Além disso, escreveu três novelas marcadas pelo sentimentalismo, que nunca chegaram a ser exibidas.
Apesar dessa paixão pela TV, Andy não conseguia agir naturalmente diante das câmeras. Era tímido e por vezes tinha dificuldades de conseguir se comunicar sob os holofotes. A exposição dá essa percepção, retratando um trajeto que mostra detalhes da personalidade e também das buscas que Warhol fazia na TV, até chegar ao momento de sua missa fúnebre, em que alcançou a visibilidade desejada nos seus projetos em vida. A exposição não é encerrada com esse momento paradoxal e triste. Na última sala, o público poderá assistir a um dos clipes que ele produziu. Em “Hello Again”, do grupo The Cars, a presença de Andy Warhol é retomada de uma forma poética e saudosista.
A exposição no Sesc Pinheiros tem monitores dispostos na rampa de acesso à exposição, são projetados trechos de um segmento chamado “Warhol se diverte”, que são gravações de situações em que o artista praticava algumas das atividades que gostava de fazer (como por exemplo atividades com sua personal trainner). Outras inúmeras cenas em que Warhol aparece correndo em câmera lenta ou participando de programas de TV como o “Saturday Night Live”, em 1981. Em uma das salas, um vídeo com 49 minutos de duração de “Love Boat”, de 1985, que Warhol participou e o público poderá assistir deitado sobre uma cama king size, com almofadas. O artista tinha o hábito de assistir TV em sua cama. Em “O último show”, a projeção é da missa fúnebre de Warhol, realizada na Igreja de St. Patrick, em Nova York. Textos indicativos e frases ou depoimentos relacionados acompanham as obras expostas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA