A força de uma marca se mede com aquilo que ela causa no mercado consumidor de um modo geral. Dentro desse esquema comercial, muitas coisas são levadas em consideração, e os departamentos de marketing das grandes empresas cada vez mais se especializam em como saber aquele detalhe escondido no cliente mais exigente.
É por isso que, ao longo dos anos, as marcas sólidas no mercado vão experimentando mudanças a fim de se atualizarem com o gosto do público que, constantemente, está em processo de mutação. Quando essa reação está em baixa ou não existe, então é hora de mudar.
Muitas vezes, mudanças em um produto, sejam elas de embalagem, conceito ou mesmo design, estão quase sempre acompanhadas de outras medidas que complementam o projeto inicial. Entendemos melhor isso tudo se olharmos, por exemplo, a marca Havaianas. Quem é que não se lembra da famosa frase repetida milhares de vezes pelo comediante Chico Anísio, “A única que não deforma, não solta as tiras e não tem cheiro”, durante as décadas de 70 e 80? Lembrou? Isso é solidez da marca.
De lá para cá, o mercado da moda se expandiu e alcançou um patamar de importância significativa comercialmente, mudando alguns padrões de beleza e de valores. Moda e design são cada vez mais aliados e o público, cada vez mais seletivo.
As sandálias Havaianas eram facilmente encontradas nos supermercados de bairros, mas com as participações de celebridades nas propagandas da marca que começaram a partir dos anos 90, a imagem do produto começou a mudar motivado pelas transformações no conceito e no design dos artigos da empresa.
Ainda hoje se pode comprar um par de Havaianas nestes locais, mas com a ampliação nos modelos, cores e estampas, o produto passou a atingir também um público de outro perfil e começou a comercializar seus produtos em lojas franqueadas da marca pelo país.
Na Vila Madalena, os irmãos Leonardo e Rodrigo Moreira abriram a segunda loja com produtos exclusivos Havaianas, em uma das principais ruas do bairro, a Heitor Penteado. O primeiro estabelecimento está localizado no Shopping Vila Lobos.
De acordo com Rodrigo, a marca sempre tem novidades e lança moda com as coleções anuais ou mesmo com os lançamentos de tendências, fenômeno que vai acontecendo na rotina do dia a dia, explica. A partir de março, por exemplo, a loja vai comercializar também o tênis Havaianas, segundo Patrícia, vendedora da loja.
Há oito meses no local, Rodrigo revela que escolheu a Vila para a sua segunda loja não só pela proximidade com o ponto no Shopping Vila Lobos, mas, principalmente, por acreditar no potencial do local, que recebe o público jovem e descontraído da Vila Madalena.