Tendências ecológicas

0
1080

Foto:

Meio ambiente sempre em mente

Aquecimento global, poluição, destruição… tem muita coisa ruim acontecendo com o mundo. Mas ainda bem que muita gente está se preocupando com isso e buscando soluções que não prejudiquem ainda mais o meio ambiente.
A nova loja da Vila Madalena, Tiê, trabalha exclusivamente com roupas e acessórios ecologicamente corretos. E não vá pensando que essas peças possam ter uma aparência estranha. É tudo muito bonito e super na moda.
O casal Fabio Navarro e Patrícia Mertens já trabalha com isso há 10 anos. “Eu acabei descobrindo um trabalho com sementes da Amazônia, para fazer bijuterias, e com isso abri minha primeira firma. Em 2005, como nós enviavamos muitos pacotes para a Europa que nos pediam pelo site, resolvemos mudar e acabamos indo para a Espanha por quatro anos e meio. Ficamos em Madri com um showroom das bijuterias”, diz.
Sua vontade de cuidar do meio ambiente vem de família. “Sempre tive essa preocupação. Meu avô era um sertanista, amigo do Marechal Rondon, e ele já se preocupava com ecologia”, Fabio conta. Mesmo antes de voltar para o Brasil, já tinham a ideia de abrir a loja na cabeça. “Quando estava lá em Madri, eu estava vendo um ponto na Vila Madalena. Queria que fosse aqui”, ele conta. Fabio diz que o bairro foi escolhido por ser um reduto artístico e cultural e por receber turistas de todas as partes.
Entre os tecidos de que as camisetas são feitas, há o algodão orgânico, que é cultivado sem substâncias químicas nem agrotóxicos. O Amazônia Plus é feito com algodão orgânico e suavizante natural obtido da manteiga do cupuaçu. E a malha reciclada pet foi criada através da reciclagem das fibras de poliéster das garrafas pet e dos excedentes da indústria do algodão. O tingimento também é natural, com coisas que encontramos por aí, como garapa de cana (amarelo), ipê (rosa), jatobá (marrom ou cinza), mangueira (verde) e pedaços de cebola (alaranjada). Ele alerta para o problema do algodão comum. “O algodão é o cultivo que mais mata no mundo por causa dos pesticidas. É uma produção muito poluente”.
Eles também vendem acessórios com essa preocupação. É possível encontrar bolsas e chaveiros feitos com câmara de pneu, bolsas com tecido pet e detalhes com papel de jornais e revistas e até sandálias feitas com couro de peixe. E tudo o que tem na loja pode ser produzido para atacado, uma boa opção para lembranças de festas, por exemplo.
“Nós estamos maravilhados com as pessoas. Elas entram aqui e falam que vêem que isso foi feito com muito amor, gostam do projeto”, ele comemora. E o meio ambiente também!

Tiê
Rua Harmonia, 218-A, Vila Madalena
Telefone 3032-4345
www.tiemodaecologica.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA