Quem pensa em biblioteca, pensa logo em um monte de livros. Mas, além de conter uma cultura imensa, as bibliotecas também podem ser um espaço de troca de experiências. Como é o caso da Biblioteca Álvaro Guerra, em Pinheiros. “As bibliotecas sempre tiveram eventos, programações, mas que vêm pela Secretaria. Aqui temos o diferencial que somos nós quem coordenamos os eventos”, conta a bibliotecária Jamile Ribeiro de Faria.
Elas acontecem sempre às quintas-feiras, às 14h30. O Leitura em Voz Alta: Contos Diversos é quinzenal, na primeira e terceira semanas do mês. Pretende desenvolver através da leitura em voz alta e em grupo, competências de análise, entendimento e expressão sobre o texto lido e suas possíveis relações com a vida cotidiana.
A Oficina de Informação, sempre na segunda semana do mês, foca em temas atuais e troca de experiências em grupo. Jamile explica que “as pessoas hoje têm pouco espaço para troca. Selecionamos os temas e discutimos. É uma maneira de elas serem inseridas na cultura e ao mesmo tempo conhecerem outras coisas e trazem a tona suas memórias”.
O Sarau Poético é na quarta semana do mês. Tem o objetivo de incentivar a leitura e a criação poética. Os participantes poderão interagir declamando suas próprias poesias ou de outros autores.
Alem da programação de quinta, que é fixa, há alguns outros eventos. Aos sábados, há contação de histórias para crianças de 7 a 12 anos. Neste mês, será dia 25, às 11h e às 14h30. Dia 27, acontecerá o encontro com o escritor Marcelino Freire, para um bate-papo. “Pegamos as obras deles e distribuímos para as pessoas lerem e depois virem ao encontro”, diz ela. Em todos os eventos, para participar é só aparecer. E toda a programação é grátis. Quem quiser maiores informações é só ligar e procurar a Jamile ou Neide Russo.
“Temos uma média de 10 pessoas nos eventos de quinta, mas queremos aumentar esse número. E o da biblioteca também. Nosso público é de muita gente que mora por aqui, mas que trabalha por aqui, porque tem muito escritório”, conta.
E, depois dos eventos, dá sempre tempo de escolher um bom livro e levar para casa. “Temos um acervo significativo e diversificado. Hoje em dia a Secretaria está investindo em livros mais atuais, como a saga Crepúsculo, a série Millenium, As Crônicas de Nárnia, quadrinhos, etc”.
Biblioteca Pública Álvaro Guerra
Rua Pedroso de Moraes, 1.919, Pinheiros
Telefone 3031-7784
www.bibliotecas.sp.gov.br
bcsp.aguerra@prefeitura.sp.gov.br