Cultura em|quadrinhos

0
871

Foto:

Quadrinhos para todas as idades

Os amantes de quadrinhos – e engana-se quem pensa que são apenas crianças e adolescentes – tem um lugar muito especial para ir. Um lugar que não só vende quadrinhos como tem gente que entende bastante do assunto e gosta de conversar sobre isso: é a Gibiteria. “Eu sou psicólogo, mas queria abrir uma livraria, então eu me perguntei: ‘você consegue abrir uma livraria de literatura?’ E eu me respondi: ‘acho que com muita dificuldade’. ‘E uma livraria de psicologia?’ ‘Acho que com muita dificuldade também’. ‘E de quadrinhos?’ E eu me respondi: ‘Ah! De quadrinhos, sim, porque eu me conheço há 50 anos sempre lendo quadrinhos’ ”, diz Octávio da Costa Eduardo Jr., proprietário da loja.
Desde dezembro ele está instalado num amplo espaço, rodeado de revistas e livros com histórias fantásticas. “Para o público infantil, tem Tio Patinhas, Mônica e os quadrinhos de super-heróis, como Batman, Super Homem. Normalmente, aos 12, 13 anos, eles começam com Batman, Wolverine, X-Men, Quarteto Fantástico, Surfista Prateado”. E os adultos leem o quê? Octávio diz que “eles gostam dos super-heróis, embora as histórias tenham mudado muito: deixou de ter aquela velha luta do bem contra o mal. Atualmente, as HQs de super-heróis são muito filosóficas. Hoje temos ótimas histórias em quadrinhos, histórias fantásticas, obras literárias em quadrinhos. Até prêmios literários os quadrinhos estão ganhando”.
Na loja você ainda encontra mangás (HQ de estilo japonês), e gêneros variados, como terror, erótico, aventura, biografia, viagens – nacionais e importados. Também existem quadrinhos feitos para mulheres: “São histórias que lidam mais com a afetividade. Tem histórias românticas de mangá também”, diz Octávio. A loja tem para vender DVDs de desenhos. “Aqui é uma loja informal, uma loja onde entendemos do assunto, somos flexíveis e ainda temos bom preço, porque negociamos”, completa o amante de quadrinhos.
Para o período das férias, Octávio avisa que terá uma programação de cursos – fique atento ao site, para não perder a oportunidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA