Geringonça|boa de ouvir

0
970

Foto:

Capa do CD "Geringonça"

Depois de seis anos morando na França, o cantor e compositor paulistano Ricardo Teté lança o CD “Geringonça”, pelo selo Scubidu.
Ricardo Teté com Danilo Moraes, seu parceiro em dois discos e em dezenas de composições, ficaram conhecidos ao protagonizar uma vaia memorável no festival de música da TV Cultura em 2005. “Contabilidade”, a música da dupla ficou com o primeiro lugar. A plateia vaiou a decisão e não deixou que o então ministro da Cultura, Gilberto Gil, fizesse o discurso. O evento lembrou o histórico festival da TV Record de 1968, quando Caetano Veloso foi zombado ao defender “É Proibido Proibir”. Com o prêmio ganho, gravaram o segundo CD da dupla, “A Torcida Grita!”.
No início da carreira, Teté venceu o Festival Vinícius de Moraes com “Cios da Língua”, em parceria com Rodrigo Castilho. Em 1999, a música “Beijo Roubado”, em parceria com Danilo Moraes e Rodrigo Castilho, foi gravada pelo grupo Rastapé e fez grande sucesso.
Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, Teté, em 2001, foi para a França estudar música e participar de um laboratório interdisciplinar de estudos da canção na École des Hautes Études em Sciences Sociales. Lá, participou da Orquestra do Fubá, se apresentando em várias cidades.
Acha que na “França, oferecem mais incentivo e facilidade para se viver de música. Além disso, o público francês adora a música brasileira. Mas era hora de voltar”, conclui.
Voltou ao Brasil no início deste ano e escolheu a Vila Madalena para viver, “Aqui a vida é tranquila e fico perto dos meus pais e dos espaços musicais da Vila”, resume. É casado com a roteirista Karine Binaux Teperman que já teve um curta indicado ao Oscar.
Ricardo também coordena o projeto Musique-se! na escola Espaço Musical, do músico e educador Ricardo Breim. O projeto capacita profissionais na área de educação musical e desenvolve uma pesquisa de mestrado no departamente de Antropologia da USP.
O CD Geringonça traz 12 canções, sendo 9 composições próprias. Teté já se apresentou no Sesc Pompeia e no Teatro da Vila e em dezembro tem shows agendados nos Sesc Ipiranga e Consolação.

www.ricardotete.com.br
myspace.com/ricardotete

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA