Vila respira cultura

0
885

Kelly Monteiro

A Vila Madalena já foi um bairro mais alternativo. Habitada por estudantes da USP e artistas, a Vila chamava a atenção por ter um certo “que” diferente. Muitos cineastas fizeram história por aqui e o bairro foi inspiração até mesmo de novela global.
Depois a Vila passou a ser o circuito das baladas. Bastava escolher entre os variados restaurantes, bares e casas noturnas. Do moderno ao mais requintado, o que não falta, ainda hoje, são opções para quem curte a boemia.
Hoje, o que vemos é uma Vila Madalena com um perfil mais cultural. Teatros e casas de espetáculos chegaram para se unir as que antes já estavam por aqui, como o Brincante e a Recriarte. Entre os novos espaços temos o Teatro da Vila, com uma proposta inovadora: os espetáculos serão inseridos em uma rede maior de agentes sociais da região da Vila Madalena, Sumaré e Pinheiros, como escolas, instituições e ONGs. O objetivo será, através do teatro, enriquecer a formação cultural e educacional dos jovens da região, em especial daqueles com menor poder aquisitivo e que se ressentem da falta de condições para acompanhar atividades artísticas. Os Satyros assumiram a responsabilidade pela curadoria e programação teatral do Teatro da Vila, o que demonstra o interesse crescente das companhias de teatro pelo bairro: a Companhia do Latão também trouxe sua nova sede para a Vila, o Estúdio do Latão, e todas as atividades oferecidas lá são gratuitas.
A Vila tanto é referência quando se trata de cultura que temos aqui uma das livrarias mais importantes de São Paulo: a Livraria da Vila. São 23 anos de atividades e cinco anos sendo administrada pelo proprietário Samuel Seibel. Na entrevista deste mês, Samuel fala sobre a filosofia da Livraria da Vila, as melhorias feitas na mesma, que hoje tem auditório para debates, palestras, cursos e pocket shows; além das seções de arte e literatura, bem como um espaço totalmente dedicado às crianças.
E cultura também é feita nas ruas. Vem aí a 6ª Feira de Artes Noel na Vila, promovida pelo Centro Cultural Vila Madalena. O evento incorpora o espírito natalino com apresentações de corais e feira de artesanato para ajudar você a encontrar aquele presente especial. Não perca!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA