Tai Chi para crianças

0
1203

Os movimentos do Tai Chi são inspirados nos animais ou em elementos da natureza e realizados de forma lenta, contínua e circular. Segundo a medicina tradicional chinesa, eles ajudam a equilibrar as energias Yin e Yang do corpo, prevenindo doenças e aumentando a longevidade.
Embora ainda exista o mito de que somente pessoas idosas praticam esta arte, os jovens e até mesmo as crianças estão freqüentando as aulas. Jerusha Chang, presidente da Associação Tai Chi Pai Lin – Espaço Luz, afirma que a escola de artes taoístas passou a oferecer esta modalidade devido ao grande número de crianças estressadas e com depressão. “Elas sofrem muita pressão e perdem a naturalidade”, observa, explicando que os pequenos podem começar a praticar a partir dos 7 anos de idade.
Para tornar a prática mais divertida, os exercícios são ensinados com uma dinâmica lúdica e diferente das aulas para adultos. Bolas e bastões de bambu são utilizados. Temas da natureza como sol e lua, dia e noite, árvores e bichinhos também são bastante explorados. “A tartaruga, por exemplo, é um animal bastante inspirador das práticas taoístas por ser um símbolo de vida longa e que segue o lema ‘devagar e sempre’”, brinca.
De acordo com Jerusha, o treino regular dessa arte favorece a circulação natural da energia, evitando inúmeras doenças. Desenvolve o equilíbrio, a serenidade e concentração, proporcionando senso de auto-proteção. Alguns benefícios podem ser sentidos já na primeira aula e, em poucos meses, os resultados obtidos são excelentes. “A criança é como uma flor em botão, mas precisa desabrochar no ritmo natural para desenvolver toda sua potencialidade”, conclui, ressaltando que as aulas são dadas por uma professora, psicóloga e terapeuta da medicina chinesa e acontecem uma vez por semana. Sempre as quintas, das 16 às 17h. A mensalidade custa R$ 70,00.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA