Projeto consolidado

0
846

O Pólo Projeto Guri – Comunidade Harmonia foi lançado no dia 19 de agosto. A data foi marcada com uma grande festa, promovida pela Associação Amigos do Projeto Guri, que reuniu o Coral e Orquestra do Projeto, com participação especial da cantora Mônica Salmaso e do acordeonista Toninho Ferragutti. Integrantes de outros pólos do Guri também participaram do evento.
Com o Pólo Projeto Guri – Comunidade Harmonia inserido no contexto do Bairro Escola Vila Madalena, pretende-se aliar os conceitos já desenvolvidos pelo Projeto Guri – inclusão social por meio do ensino coletivo da música – com o projeto sociocultural da Associação Cidade Escola Aprendiz, que visa o desenvolvimento de práticas educativas utilizando as artes e a comunicação como instrumentos de investigação do espaço urbano e de interação com o público.
Para Marcelo Brasil, professor do Pólo Comunidade Harmonia, a Vila é um bairro adequado para receber o Projeto Guri. “Aqui é o bairro dos artistas, a gente se sente inspirado. Eu estava passeando pelo Beco da Praça e nunca imaginei que tivesse aqui pontos que encantam a gente. E vai ser maravilhoso fazer música com os meninos do bairro”. Marcelo, que trabalha no Guri desde 1997 dando aulas de violão, acrescenta que o mais importante é não perder o foco social do projeto. “Não estamos aqui para formar violonistas e nem músicos. Mas sinto uma mudança muito grande de postura e de comportamento nesses meninos, de saber o que é conviver com outras pessoas. Este lado é impressionante. Tem meninos que participaram do Projeto e ainda estudam música, outros dão aulas, outros ainda tocam o que aprenderam no Guri. E a convivência com eles é boa demais”, observa.

Inscrições abertas

A Associação Amigos do Projeto Guri recebe inscrições dos jovens (entre 8 e 18 anos) interessados em participar das atividades do Pólo Projeto Guri – Comunidade Harmonia.
O Pólo disponibiliza, gratuitamente, 234 vagas nos cursos de flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, bombardino, bateria, percussão, guitarra, contrabaixo elétrico, violão, violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo. Além disso, conta com mais 30 vagas nas oficinas de Luthieria – arte da construção e manutenção de instrumentos musicais – de violino e guitarra.
Para efetuar a inscrição, que também é gratuita, os interessados devem se dirigir de segunda a sábado, das 9 às 11h20 e 13h10 às 18h, ao Projeto Aprendiz, e apresentar RG ou certidão de nascimento, um comprovante de residência e que esteja estudando. Não deixe para depois!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA