O papel do Guia da Vila

0
933

Agir ecologicamente nas cidades é criticamente tão ou mais importante do que fazê-lo em relação aos campos ou às praias para onde nos deslocamos nos finais de semana, férias ou feriados prolongados; tão preemente quanto abraçar a defesa de alguma espécie animal em extinção em algum canto remoto do planeta.
Não custa lembrar que habitamos um mundo cada vez mais urbano. Nosso desafio é, ao contrário de desenvolvermos e estimularmos preconceitos contra a vida na cidade, torná-la tão confortável e agradável quanto no campo. A vida na cidade pode e deve ser cheia de vigor e saúde e completamente sustentável em termos ecológicos.
Neste contexto é que se insere a questão da responsabilidade social das empresas, preocupadas não só com o ser humano – seu corpo de funcionários, a comunidade onde a empresa se insere e atua, os seus consumidores de produtos ou serviços – como também com a utilização de materiais e procedimentos que não agridam o meio-ambiente.
Esta é, em síntese, a mensagem que o Guia da Vila Madalena quer propagar mensalmente aos seus leitores, ao optar pela utilização do papel ecoeficiente para a impressão de suas edições.
Aos que submetem suas decisões ou estabelecem seus juízos estritamente em termos econômicos, queremos lembrar que, como criadores diários de realidades, também criamos a economia, e se queremos uma economia melhor, devemos olhar profundamente para quem somos e para o modo como queremos viver.
Entre as causas de toda a violência na vida humana, Gandhi incluiu o comércio sem moralidade, ao lado da política sem princípios, alertando para o fato de que devemos aprender a respeitar a vida, em lugar de viver para se arrepender.
A velocidade e a intensidade com que as mudanças ocorrem, criam em nós uma sensação de impotência quanto à nossa capacidade de intervenção. A Vila Madalena é um cenário rico de exemplos.
Evolução é bom e desejável. Desde que se tenha compreensão dos mecanismos e dos seus propósitos.
Evoluir para uma relação de reciprocidade onde a idéia de comércio em que se recebe pelo que se dá perde a importância para a confiança, em que se você dá, recebe, pode ser uma boa alternativa.
Esta foi a nossa escolha.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA