O carnaval na Vila

0
979

A Vila Madalena sambou muito nestes dias que antecederam ao reinado de Momo. O último final de semana de janeiro foi quando os blocos saíram à rua e os pré-carnavalescos aconteceram. O que se viu foi muita alegria, zero de violência, com muita marchinha, sambas enredos e samba de roda. O Guia da Vila esteve presente nos principais eventos e registrou a alegria que tomou conta da Vila Madalena!

O Grito resgatado

A primeira edição do Grito de Carnaval aconteceu no último domingo de janeiro, dia 27. Duas bandas com as tradicionais marchinhas de carnaval foram reunidas na quadra da Escola de Samba Pérola Negra. Exemplos de samba de roda ainda mantido pelo Grupo de Samba de Roda formada por moradores de Pirapora do Bom Jesus, município da Grande São Paulo de 15 mil habitantes. Na liderança do grupo está a puxadora Maria Ester Camargo com seus 85 anos. É ela quem fica no centro da roda e entoa versos logo repetidos por seus pares. Depois do pessoal de Pirapora, veio o grupo Sambalengo de Mauá. Eles saíram à rua e ficaram subindo e descendo o trecho interditado entre as ruas Luiz Murat e Aspicuelta, tocando suas músicas para a animação dos presentes. Segundo a organizadora e idealizadora do evento, a atriz Valquíria Ribeiro, a intenção é “resgatar nossas tradições com as marchinhas e sambas de roda de antigamente”. O Grito teve um caráter beneficente também. O valor arrecadado com a venda das camisetas, que servia de ingresso, foi revertido para uma instituição de caridade da região. Embora o público presente tenha ficado abaixo das expectativas dos promotores, a idéia é repetir a dose no próximo carnaval.

Cordão do Pasmado

O cordão, conhecido pela sigla C.C.C.P. (Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado), saiu no dia 27 de janeiro pelas ruas da Vila Madalena acompanhado por um carro de som e da bateria. Neste ano, o tema foi “Do Bope ao Biocombustível: Uma Viagem pela Consciência Social”. A concentração aconteceu na rua Rodésia e músicos e foliões ganharam as ruas do bairro com muita alegria e empolgação.

Piratininga homenageia São Paulo

No dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, o Bar Piratininga comemorou também seu aniversário. Para marcar os 16 anos de vida, promoveu uma exposição de carros antigos e música ao vivo em sua calçada. A festa que já virou tradição na Vila Madalena reuniu amigos e clientes.

Pré-Carnaval do Maddá

No dia 30 de janeiro, o Bar Maddá promoveu o seu baile pré-carnavalesco. O cardápio foi especialmente preparado para a ocasião pelo chef Lídio Gonçalves. Sucessos antigos e de todos os tempos, que incluiu as marchinhas de carnavais passados e os melhores sambas enredos, na voz de Gledison Persi.

Os Filhos da Mamãiss

Em sua sexta edição, o bloco Os Filhos da Mamãiss saiu no dia 27 de janeiro. Desta vez, o bloco não pôde desfilar, como sempre fez pelas ruas da Vila Madalena, por imposição da CET, que só liberou a área no cruzamento entre as ruas Fidalga e Aspicuelta. Segundo Marly Lucia Prado, a Mamãiss, “isso dificultou para muita gente que entrava no bloco durante o percurso”. Ela espera que no próximo ano a CET permita que o bloco transite pelas ruas. Apesar da limitação, a alegria e a descontração foi o que imperou entre os foliões que levaram suas famílias para ouvir as marchinhas. Entre elas, a “Das Vilas”, que foi uma das finalistas do concurso de marchinhas promovido pela Fundição Progresso, do Rio de Janeiro. De autoria de Luiz Carlos Roque e Paulo Muniz, foi a mais marchinha mais executada. A idéia do bloco, que é “transmitir a cultura das marchinhas que agrega as famílias ”, foi plenamente atingida, afirma a Mamãiss.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA