Jovens aprendizes

0
996

Kelly monteiro
Trinta jovens participantes do 6º curso do Projeto Bartender realizado pela Diageo Brasil em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, finalizaram, em 1º de fevereiro, mais uma etapa do projeto: a Oficina de Barista no Café Aprendiz. Por meio de um coffee break chamado “Café Colonial”, eles mostraram o que aprenderam no curso desde a história, cultura e as maneiras de servir um bom café até a formatação de uma empresa.
Criado em 2000 por um grupo de funcionários da Diageo Brasil, o objetivo do projeto é capacitar meninas e rapazes de comunidades economicamente desfavorecidas para a carreira de profissional de bar, restaurante e hotelaria. Segundo Fátima Honório, gerente do Projeto Bartender, a multinacional pretendia formular um projeto social, de preferência naquilo que domina, que é o mercado de bebidas, e um grupo de funcionários criou o Projeto Bartender.
No Brasil, as oficinas já foram realizadas no Rio e Janeiro, Recife, Curitiba, Salvador e Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Guarulhos e Campinas, tendo como agência treinadora o Senac. Mais de 1200 jovens foram formados e destes, mais de 85% estão trabalhando. O projeto também foi implantado na Venezuela, Tailândia, China, Coréia e em países da África.
Nas oficinas são ensinadas desde técnicas de apresentação pessoal até computação e legislação trabalhista. As aulas de inglês são dadas com o apoio de instituições como a Cultura Inglesa. O curso conta ainda com o trabalho voluntário de empresários, acadêmicos, gastrônomos, enólogos, funcionários da Diageo e empresários e profissionais de bares, restaurantes e casas noturnas.
Formação
Mais do que preparar para o primeiro emprego, o Projeto Bartender, que tem seis meses de duração, educa os jovens para a cidadania e o manejo e uso responsável de bebidas alcoólicas. Ao lado da aprendizagem de técnicas relacionadas com as atividades de bar, restaurante e hotelaria, eles assistem a palestras cuja participação é extensiva às suas famílias, contribuindo assim para o desenvolvimento social dos envolvidos. “Me inscrevi no curso e estou até hoje. Está sendo sensacional aprender mais sobre empreendedorismo, informática, inglês, além das oficinas de bartender e barista, com a qual me identifiquei muito. Já fui até chamado para fazer um teste em uma das mais renomadas cafeterias de São Paulo na arte de café gourmet. O projeto abriu mais uma porta profissional para mim”, diz Ivan Alves, um dos alunos desta sexta turma.
Segundo o jornalista Gilberto Dimenstein, criador do Aprendiz, o conceito do Projeto Bartender está alinhado diretamente com os objetivos da organização. “Formamos a criança e o jovem para a sua inserção social”, destaca. Ele explica que isto é feito através de parcerias com creches e escolas públicas e da utilização de espaços menos tradicionais, como praças e o Café Aprendiz. “Exploramos o potencial da Vila Madalena tanto para educar, quanto para absorver a mão-de-obra dos nossos alunos”, ressalta, destacando que os impactos positivos são multiplicados quando o cidadão mora no mesmo bairro em que trabalha.
Inscrições
A 7ª edição do Projeto Bartender também irá acontecer, este ano, na Vila Madalena. Para se inscrever, o jovem deve ter de 18 a 24 anos, Ensino Médio concluído ou estar cursando o último ano, e renda familiar de até dois salários mínimos. Além disso, é imprescindível ter perfil adequado à área que irá trabalhar, ou seja, gostar do atendimento à clientes, em bares, restaurantes, casas noturnas, cafeterias, hotéis, etc. As inscrições podem ser feitas pelo email: bartender@ aprendiz.org.br. Aproveite a chance e profissionalize-se!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA