Espaço de móveis e arte

0
913

Uma loja com ambiente para receber os amigos, para expor móveis e obras de arte. Esse é o conceito que Vincenzo Colonna criou no espaço UrbanaBR, aqui na Vila. Esse italiano de Altamura, no sul da Itália, se formou em arquitetura aqui no Brasil e dá aulas há mais de 30 anos. “Eu montei este espaço para poder receber os amigos, mostrar o que se pode fazer e dar oportunidade a eles de ver o que dá para se fazer. Uma parte é uma galeria e outra parte é loja de móveis”, diz ele, cujo pai foi moveleiro na década de 1950 aqui em São Paulo. “Como tenho muitos amigos pintores e artistas plásticos, resolvi dedicar uma parte desse espaço para fazer exposições”, completa o arquiteto.
O “projeto”, como ele mesmo define a loja, abriu há sete meses e sintetiza toda experiência de vida profissional e de professor do arquiteto, que também já foi convidado a dar aulas em Londres. “Aqui é o escritório onde desenvolvo móveis, tudo sob encomenda”, diz ele. A maioria das peças é de madeira teca, reflorestada e certificada. De origem asiática, muito usada em móveis de uso público, ela veio para o Brasil e é cultivada principalmente em Mato Grosso. “Ela tem um tom muito agradável”, diz Vincenzo, que desenvolve mesas, estantes, bancos, aparadores, poltronas, tanto para escritórios e residências, como para áreas externas, com desenho diferenciado e uso consciente de madeira certificada. “Também uso ipê maciço com extração certificada para móveis de externos”, garante. “Trabalho com madeira certificada porque meu público tem essa consciência de ecologia e sustentabilidade e minha postura de vida também é essa”, conclui.
Vincenzo mora, trabalha e vive na Vila Madalena há mais de 40 anos e tem uma visão bastante curiosa: “A Vila Madalena tem características provinciais, que atraíram pessoas da área de cultura, e eu me sinto privilegiado da Vila ter tomado esse foco”. Para ele, “as galerias e os escritórios dos vários artistas que estão aqui é que estão aumentando o charme da Vila. É como um Green Village de Nova York, um Coven Garden de Londres, um Trastevere de Roma… Nós encontramos nosso bairro cultural”, delicia-se ele, que conclui com uma afirmação muito positiva: “A Vila Madalena está num ponto de maturidade muito bom para mostrar o que se tem e o que se fabrica de cultura, de produtos, de atividades”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA