Escola faz 60 anos

0
6371

A Escola Fernão Dias Paes é uma das mais tradicionais de Pinheiros. Em 29 de setembro, a instituição completa 60 anos de fundação. O jubileu de diamante será comemorado neste mesmo dia, nas dependências da escola, com a presença de ex-alunos e ex-professores do Fernão.
Nestes 60 anos, a Escola Fernão Dias Paes sempre buscou a valorização da escola pública. A escola conta com 120 professores para lecionar para 2.500 alunos que freqüentam da 5ª à 8ª (pela nova legislação, 6ª à 9ª) séries do ensino fundamental e da 1ª à 3ª séries do ensino médio.
No decorrer do tempo, a escola teve vários nomes. Foi chamada de Ginásio Estadual de Pinheiros (1948), Colégio Estadual Fernão Dias Pais (1950), Colégio Estadual e Escola Normal Fernão Dias Pais (1951). Lembrada por muitos ex-alunos pelo nome de Instituto de Educação Fernão Dias Pais, a escola tem hoje um novo nome e um novo logo no uniforme: as arau-cárias de antigamente foram substi-tuídas por um pinheirinho.

Associação

Criada em 2004, com os objetivos de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e de promover ações de desenvolvimento pessoal, culturais e de valorização da cidadania, a Associação dos ex-Alunos da Escola Estadual Fernão Dias Paes vem implantando atividades complementares para os alunos e os professores da Escola. A Associação, em 2006, deu início às comemorações dos 60 anos de fundação da tradicional escola pinheirense, e conseguiu reunir, no dia 22 de setembro, cerca de 800 ex-alunos e ex-professores nas dependências da escola, localidade onde o próprio Fernão Dias Paes, o caçador de esmeraldas, na época das Bandeiras, estabelecera a sede de sua propriedade, o sítio Capão.
Agora, em 29 de setembro, serão realizadas, em conjunto com a Diretoria da Escola, as comemorações do “Fernão 60 anos”, com uma solenidade oficial, na qual deverão comparecer autoridades e representantes de órgãos públicos e da comunidade e, em seguida, com a confraternização dos ex-alunos, promovido pela Associação. Com esses encontros, a Associação está almejando arregimentar mais ex-alunos que têm profundo respeito à escola e à sua formação escolar para a carreira profissional que abraçaram e, hoje, mais do que nunca, estão dispostos a se envolver no amplo projeto de revitalização do Fernão, além de poder compartilhar lembranças e reavivar sonhos, próximos de serem concretizados.
Um sonho, iniciado em 2006, e que teve prosseguimento ao longo deste ano, é o Programa Sempre Fernão – unindo alunos de ontem e de hoje, com o objetivo de resgatar a tradição do Fernão, de ser uma escola de excelência. São grandes os desafios para reverter os efeitos da política educacional das últimas décadas. São inúmeras as necessidades sendo preciso unir os esforços para reverter o atual quadro da educação.
Um exemplo a ser citado, dentre as atividades realizadas pelo Programa Sempre Fernão, em 2007, foi a Gincana de Verbo, que despertou tanto o entusiasmo dos ex-alunos como o interesse dos alunos atuais, que chegaram a comentar que se sentiam como que encontrando nova família, descobrindo que tinham irmãos mais velhos: os ex-alunos, que vinham para dividir experiências e ajudar os irmãos mais novos. Mas, é importante ressaltar que, para se adentrar na escola, foi e é imprescindível o apoio que a Diretoria da Escola tem oferecido à Associação e às atividades do Programa Sempre Fernão. Peça-chave para a consolidação desse programa, também é, sem dúvida alguma, o corpo docente do Fernão que já vem participando e colaborando em algumas das atividades promovidas para os atuais alunos da Escola.
São esses os caminhos que a Associação percorreu e pretende prosseguir com o objetivo de levar cada vez mais a Escola Fernão Dias Paes na reconquista do prestígio, da competência e do reconhecimento educacional, que marcaram por décadas não só a atuação dessa escola, como também a de outras escolas públicas paulistas, transformando-as num marco na formação de várias gerações de estudantes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA