Para quem já conhece e gosta, e também para descobrir a musicalidade latina, uma boa dica é ir ao Avenida Club assistir ao show do cantor cubano Fernando Ferrer. Em temporada até final de junho, a noite ganha prestígio e público a cada semana.
Destacando a música latina em seu repertório, Fernando apresenta canções dançantes e tradicionais: Salsa, Cumbia, Bolero e Guagira, tudo muito bem temperado com a participação de dançarinos, que ajudam os mais tímidos, não deixando ninguém ficar parado. Reconhecido como um dos destaques da música cubana dos últimos tempos, o músico tem se destacado no cenário da música latina no Brasil.
Primeira turnê
“Antes de começar a cantar profissionalmente já era aficionado por música”, conta ele. Após fazer uma turnê pelo Brasil, Fernando observou que, por aqui, pouco se conhece sobre a Salsa. “Mas notei que brasileiro gosta de Salsa sim e decidi arriscar a trabalhar em São Paulo e abrir caminhos. Me incomodava não saber a razão por que o povo brasileiro não conhece a Salsa? E o povo brasileiro é carismático e muito musical, sensível para a música. Em Cuba, por exemplo, o povo é salseiro, mas todos conhecem a música brasileira. Estamos abertos e Cuba é um país potente musicalmente. Aqui é difícil conquistar espaço porque a música brasileira é forte. Mas o povo merece conhecer outras coisas, abrir horizontes”.
A partir disso, ele montou uma banda, com músicos que queriam trabalhar o ritmo e foi buscar seu espaç. Os cubanos Hombre (trompete), Ricardo Castellanos (piano) e Eduardo Cubano (percussão), o chileno Pablo Lyon (baixo) e os brasileiros Rodrigo Bento (sax), Osmar Aguiar (trombone), Carlinhos Alligator (trompete), Ramon Montagner (bateria) e Enio Di Bonito (congas) fazem as pessoas dançar sem parar.
Repertório
O público revive o clima dos bailes dançantes, ao som de grandes sucessos da música latina, como “Chan Chan”, “Um tipo como yo”, “Cuarto de Tula” e “Como fue”. Segundo Fernando, o show está cada vez melhor em relação a público. “Uma coisa que está me deixando com mais desejo de trabalhar é que as pessoas estão gostando. É um show dançante e há uma alegria incrível. E quem não sabe dançar Salsa pode aprender na hora, com alguns dançarinos”.
A abertura da noite continua por conta do set da DJ Luiza K, que traz sempre uma excelente opção para dançar numa das casas mais famosas da cidade.
Um bom programa para as noites de quinta-feira, já que Fernando Ferrer trouxe de sua terra natal a incontestável qualidade musical. Seu show já foi visto em países como Canadá, Estados Unidos, Itália, além da Europa e em renomados Festivais de Jazz como Vancouver e Montreux.