Em nome da arte brasileira

0
1208

A artista plástica Beth Lima e o jornalista Valfrido Lima lançam, no dia 16 de agosto, o livro “Em nome do autor – artistas artesãos do Brasil” (Proposta Editorial), uma verdadeira viagem pela arte popular brasileira. Viagem esta que começou com uma vontade, uma idéia, deu bastante trabalho e resultou neste livro: 320 entrevistas e fotos de artistas (que nem sempre se denominam assim de tanta simplicidade), fotos das obras, esculturas feitas por eles, nos quatro cantos deste País.
“Este é um projeto antigo e um belo dia encontramos quem se dispusesse a nos ajudar a realizar. Pensávamos em fazer uma coisa bem pequena, mas na medida em que fomos viajando, começamos a ter uma real dimensão do que é este País”, conta Beth.
“Em nome do autor” traz um breve histórico sobre cada região brasileira e é dividido por estados. “Notamos que a maioria dos livros não traz os nomes dos artistas e nem de onde eles são. Isso nos levou a fazer um projeto onde um dos centros fosse a valorização do artista, do autor. Mostrar quem é essa pessoa, fotografá-lo onde ele vive e incluir um depoimento desse artista contando como vive, como trabalha”, explica Beth. Segundo ela, não temos noção da riqueza de pessoas talentosas que há no Brasil. “São os verdadeiros artistas deste País, pessoas que trabalham com as suas raízes, com as suas realidades, que não têm nenhuma formação acadêmica, e no entanto são de uma sensibilidade e dominam técnicas como ninguém”.
Valfrido lembra que o compromisso era ir a todos os estados e em todas as cidades de que dispunham informação da existência de um artista. “Quando chegávamos em um lugar, a primeira coisa que fazíamos era ir na praça ou em um ponto de táxi ou no posto de gasolina e perguntávamos se havia algum artista na cidade”. Beth diz que a resposta era, geralmente, “que tinha um doido que mexia com essas coisas”.
Quando não conseguiam as informações com as pessoas, nas ruas mesmo, precisavam recorrer aos órgãos institucionais. “É muito complicada a questão da disponibilidade da informação, da abertura das pessoas para ajudar em uma pesquisa. Muitas vezes tínhamos o nome do artista e esbarrávamos em como conseguir a informação”, recorda Beth.
Um dos objetivos, observa Valfrido, foi justamente tornar mais acessível o contato com esses artistas. “Colocamos no final do livro o nome, endereço e telefone de cada um. Acho que uma das coisas que este livro vai propiciar é o artista ter melhores condições de vender suas peças”.
E cada artista se ver no livro e poder conhecer trabalhos parecidos com o dele está sendo, segundo os autores, a realização máxima. Eles fizeram questão de enviar os primeiros 320 exemplares para cada artista entrevistado. “Eu adoraria ter entregado o livro para cada um pessoalmente e ver a reação de cada um ao saber que no Paraná tem um cara que tem uma linguagem dentro do imaginário dos bichos brasileiros, por exemplo, muito semelhante ao cara que está no Acre. Isso deve emocionar. Nunca se mostra quem é o artista. E o importante é que agora eles sabem que estão sendo divulgados, que tem a carinha deles lá.
O lançamento de “Em nome do autor” será no dia 16 de agosto, a partir das 15h, no Espaço Imaginário. A entrada é gratuita e os visitantes poderão conhecer algumas das obras que estão no livro. “Demorou bastante tempo, enfrentamos espera, burocracia, não foi fácil porque não tínhamos como largar tudo para fazer o livro, tivemos que adaptar ao nosso trabalho. Foram quase cinco anos, mas é gratificante ver o resultado. Espero que isso incentive as pessoas a gostarem da arte popular brasileira”, finaliza Beth.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA