Design ganha prêmio

0
1062

O design brasileiro sempre se mostrou criativo, frutífero e lucrativo. Embora poucos saibam, existe até um museu dedicado aos objetos genuinamente nacionais – A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros – para divulgar e valorizar a produção artesanal, semi-artesanal e mesmo industrial do País. No seu décimo aniversário, a Casa resolveu algo diferente: “A idéia partiu da comemoração de dez anos do Museu A Casa. Fizemos uma exposição com os objetos emblemáticos que surgiram da confluência do design + artesanato e lançamos o 1º Prêmio Objeto Brasileiro”, conta Renata Bueno Mellão, diretora do museu. Com essa premiação, a Casa quer destacar o melhor da produção artesanal contemporânea do País. “Como o prêmio abrange participantes de todo o Brasil, foi complexo e levou cerca de dois anos para se concretizar”, explica ela.
Além de valorizar o artesanato brasileiro, o prêmio vai incentivar a inovação e a pesquisa da produção artesanal contemporânea do País, divulgando artistas, artesãos, designers e empresários. O prêmio está dividido em quatro categorias: Objeto de Produção Autoral, para objetos contemporâneos resultantes do artesanato com o design, produzido por artesão, profissional ou micro/pequena empresa; Objeto de Produção Coletiva, como o anterior, porém produzido por grupos de artesãos, comunidades, cooperativas ou associações, com ou sem ajuda de profissionais como designers, arquitetos, artistas etc.; Ação Socioambiental, com projetos bem-sucedidos de artesanato + design, desenvolvidos por instituições, cooperativas, associações e organizações com foco na responsabilidade socioambiental; e finalmente, Novos Projetos, para estudantes e jovens profissionais que apresentem protótipos de objetos contemporâneos de artesanato + design.
Todas as categorias serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, que premiará com dinheiro os primeiros e segundos lugares de todas as categorias, com exceção de Novos Projetos.
Renata espera ter muitos participantes, de várias partes do Brasil: “Ainda estamos na expectativa, pois as inscrições vão até o dia 30 de junho”. Os ganhadores serão conhecidos dia 25 de setembro e os objetos ficarão expostos no museu de 26 de setembro a 28 de novembro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA