Design em 5ª edição

0
985

No próximo dia 24 de setembro acontece a 5ª edição do Design na Brasa, evento realizado uma vez por ano na Vila Madalena e que vem ganhando cada vez mais adeptos.
Em 2005, mais de 300 pessoas prestigiaram o Design na Brasa, projeto que visa integrar designers de todas as áreas. “O evento era apenas um projeto acadêmico, que se tornou um acontecimento muito importante para nós da área de design. No primeiro ano apenas 10 pessoas participaram do evento e hoje esse número cresceu muito. O objetivo é chamar a atenção da responsabilidade que o design tem em passar informação”, diz Patrícia Oliveira Ribeiro, criadora e responsável pelo evento. “Eu comecei reunindo uns amigos da faculdade de design para fazermos churrasco em minha casa. Como eu fazia parte de várias comunidades na internet sobre a profissão, fiz convites em todas. Depois veio a idéia de colocarmos um nome nesse churrasco, até que surgiu o 1° Design na Brasa”, conta. “Em seguida fizemos o segundo. Ouvi dizerem que não daria certo, que quase ninguém se interessaria em participar, mas não era isso que parecia. Foi então que tive a idéia de no tercei-ro convidar um amigo para fazer um workshop e cerca de 100 pessoas participaram. A quarta edição foi uma explosão. Deixamos a praça do Aprendiz das Letras com um movimento de 500 pessoas. Montamos uma estrutura de palestras, workshops, brincadeiras, feira de livros, exposição de artes, bazar, sorteios, mesa redonda”.
Em 2005 o tema do evento foi a poluição atmosférica e o Design na Brasa se tornou um evento de cunho científico e social, onde se pode discutir muitos temas de forma a refletir como o design pode ajudar nestas questões. “Agora, em 2006, nos-so assunto será Inclusão Digital”, diz Patrícia . “A abertura será com o Comitê de Democratização da Informática (CDI) que explicará o que é inclusão digital e em seguida o designer Eduardo Cuducos ira mostrar como o design pode ajudar em ações sociais. Ao longo do dia teremos sucatas de informática espalhadas pelo evento para incentivar as pessoas a criarem objetos para o reúso. Também haverá mesa redonda para discussão do tema, além de oficinas e palestras livres”.
Destinado à estudantes e profissionais de design, arquitetura e afins, e empresários que estejam interessados no design como ferramenta de estratégia para suas empresas, o evento começa às 9h e vai até às 23h. A entrada no Design na Brasa é gratuita e as inscrições para as oficinas devem ser feitas entre 9 e 10h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA