Delícias do café

0
931

“Que tal um café?” Esta frase funciona como uma injeção de ânimo. Tomar um cafezinho quer dizer muitas coisas: é a pausa no trabalho, a boa desculpa para uma conversa, o estímulo para reunir as pessoas à mesa. Este hábito bem “mineiro” não se perdeu entre os paulistas, que adoram tomar um cafezinho na padaria ou enquanto fazem compras. Independente da origem ou da maneira, café sempre é bom.
Se você estiver circulando pela Vila Madalena, por exemplo, e for até loja Pererê, o que te aguarda é um ambiente tranqüilo, à beira de uma fonte, e um delicioso café. “O Pererê Café segue a filosofia da loja, que é a leveza, o aconchego, o bem-estar. Estamos em uma nova fase, o cardápio está sendo reformulado e pretendemos trazer um pouco de arte para cá, apresentações, exposições, música, coisas gostosas para curtir. Também há a idéia de trazer palestras, lançamento de livros, fazer happy hour, entre outras coisas”, conta Patrícia Guedes, proprietária da loja.
Já no Casarão do Café a proposta é um pouco diferenciada. As baristas Mara Selma Morini e Antônia Berto Morini, filha e mãe, investiram alto para realizar o sonho de ter um espaço como o Casarão. Elas já trabalhavam fazendo doces e salgados sob encomenda e decidiram unir as duas atividades. O detalhe é que no Casarão do Café o tipo de café servido é o Gourmet, ou seja, o café top de linha, 100% de grãos tipo arábica, sem nenhuma impureza. “Para o café ser considerado Gourmet, ou seja, para ser certificado, o cuidado vai do plantio à colheita e à embalagem. Sem falar na maneira com que deve ser servido”, diz Mara, lembrando que no Brasil há apenas nove marcas de café certificado. Segundo ela, toda a produção do café Gourmet no País era totalmente exportada até cinco anos atrás. “O consumo vem crescendo. Embora sejamos o maior produtor mundial de café, o café que nós consumimos não era o de melhor qualidade”.
No cardápio do Casarão do Café estão desde o tradicional expresso até as mais incrementadas bebidas quentes e frias preparadas com café, e chocolates. O Vienense, segundo Mara, é uma das mais pedidas. O bebida leva sorvete de creme, creme de leite, licor de chocolate, café expresso e chantily. Além deste, o capuccino e suas variações também agradam bastante, assim como os frapês. Vale lembrar que o café expresso é servido à moda italiana, com um terço de café, um terço de leite e um terço de creme.
Para complementar o lanche, além dos salgados preparados no local, há doces tradicionais das fazendas de café, como curau, arroz doce, brigadeiro de colher e bolo de milho. E também sanduíches que podem ser acompanhados de salada ou batata frita, e os wraps, uma novidade vinda dos Estados Unidos, feito com folha de massa bem fina, bem parecida com os tacos mexicanos, só que maleável e recheada com saladas ou com frutas.
Aos sábados e domingos quem quiser pode saborear várias delícias servidas em um completo bufê de café da manhã.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA