Cooperartista na Vila

0
1082

O fechamento do espaço que dispunham na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, indignou os artistas que daquele espaço utilizavam. Eles ficaram indignados com o fim de um projeto bem sucedido e as mudanças de rumo daquele espaço público de arte contemporânea, resolveram se unir e fundaram a Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil (Cooperartista), em agosto de 2003.
Neste início de junho (dias 7 e 8), a Cooperartista inaugurou sua sede na rua Fradique Coutinho, 1784, na Vila Madalena. A proposta do espaço vai além de promover coletivas com seus associados – cerca de 50 artistas. Pretende ser mais do que um espaço de exposições. Segundo Márcia Azevedo, artista plástica e vice-presidente da Cooperartista, “queremos que o espaço sirva aos artistas e a comunidade com cursos, oficinas, workshops em todas as linguagens artísticas: pintura, video-arte, grafitti, dança, teatro e por isso estamos convidando todos os artistas e estudantes de arte para participar de nosso grupo”.
A inauguração da sede da Cooperartista era uma reivindicação dos artistas associados. “Embora tenhamos nos reunidos semanalmente desde a fundação, faltava um endereço fixo”, ressalta Márcia. O imóvel foi ateliê do artista plástico Gustavo Freiberg e estava vago. Passou por uma reforma e está aberto à comunidade.
Na programação que deu início ao espaço, contou com a abertura da mostra coletiva dos associados e perfomances de teatro, música, vídeo-instalação, fotografia, pintura, escultura e o lançamento do manifesto “Comandos Contemporâneos”, que pretende abrir as fronteiras entre as manifestações artísticas (pintura, dança, fotografia, moda e outras linguagens).
A Cooperartista pretende aos poucos, oferecer um leque de opções não só para os artistas associados que podem com isso “ampliar seu conteúdo, fomentar informações e trocar experiências com outros artistas”, informa a vice-presidente. “O dia-a-dia do artista é muito solitário e ele precisa se relacionar com seus pares”. As exposições coletivas que programam será sempre temática com vínculo com a cultura brasileira. Essa é a proposta que a atual diretoria presidida pelo também artista plástico José Roberto Aguillar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA