Como na China

0
1116

A Casa Canela também investe em arte. A novidade em exposição na loja é a reprodução de pratos em porcelana chinesa, cujo original é do século 18, fabricados pela Vista Alegre.
Segundo Sérgio Longato, representante da Vista Alegre, há quatro pratos de 27 cm, um prato de 21 cm e um cinzeiro, disponíveis para a venda, no Brasil. Três destas peças estão na Casa Canela. “São reproduções de uma decoração encontrada na China, a folha de tabaco. Os originais estão no The Museum of Modern Art (MoMA)”.
O detalhe principal dos pratos são as 48 cores usadas no desenho. Os objetos de porcelana surgiram na China há mais de 1700 anos. A partir de então, foram levadas para todo o mundo e muitas de suas preciosidades estão conservadas em museus de muitos países. Segundo os registros históricos, a porcelana chinesa é exportada desde século 8 ao Oriente Médio para atender às necessidades dos reis e da nobreza. No século 9, em Bagdá, então centro comercial do mundo islâmico, a seda e a porcelana chinesas eram as principais mercadorias. As porcelanas branca, tricolor e azul, foram introduzida no Ocidente por intermédio desta cidade e os motivos variam de flores, pássaros e figuras humanas aos estilos mais exóticos.
Sérgio lembra que existem algumas peças originais em antiquários da cidade, porém difíceis de serem encontrados. “Estamos sempre buscando estas reproduções”.

Vista Alegre

O que mais se destaca na porcelana Vista Alegre é a precisão nos detalhes e as formas que embelezam e transformam louças em obra de arte. No Brasil desde 1996, elas encantam aos olhos com as mais belas decorações, mantendo sempre características próprias, com estilo de produção artesanal, onde as mãos fazem a forma e enriquecem os detalhes.
Para mais informações sobre como adquirir uma reprodução dos pratos de porcelana chinesa do sáculo 18, faça uma visita à Casa Canela.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA