André Martins e sua guitarra

0
1018

Um músico que poderia ser escritor. O compositor e instrumentista André Martins navega entre a música e a escrita desde o seu primeiro álbum “Veríssimo” (2003) inspirado nos livros do gaúcho Erico Veríssimo (1905-1975).
André é filho de um músico amador. “Eu escutava os discos do meu pai e gravava em fita e escutava até enjoar”, diz ele. Começou a tocar violão sozinho e depois entrou em uma escola. “Entrei em contato com a parte teórica, depois estudei violão erudito, o que foi muito bom para a minha formação”. Ganhou uma guitarra Golden e montou algumas bandas com os amigos do colégio, em Santo André (SP) onde nasceu. “Tocava muito Roberto Carlos e sucessos da época, depois rock nacional e internacional. Quando ouvi Jimi Hendrix, pirei. Percebi quanta coisa legal era possível fazer com a guitarra”.
Depois das bandas, pensou em estudar música, mas como os cursos eram voltados para música erudita, resolveu fazer Comunicação e Arte. Estagiou na Rádio Eldorado e ouviu tudo o que podia. Formado, foi trabalhar em publicidade. Em 1997 foi para os Estados Unidos estudar música na Los Angeles Music Academy (LAMA) com Frank Gambale.
Em 2000 retornou ao Brasil e passou a colaborar com revistas especializadas em música, dar aulas e trabalhar na produção de CDs. Embora tenha sido a guitarra o seu principal instrumento, André Martins lembra que o violão foi seu primeiro instrumento e com ele aprendeu muito.
O CD “Argila” lançado pelo selo Black Records em 2006, foge dos tradicionais discos de guitarras em solos intermináveis. As dez faixas apresentam melodias feitas com harmonia em perfeita comunhão e mostra todo o ecletismo de ritmos de músico. Ele homenageia escritores como Pablo Neruda, Marcelo Rubens Paiva, Jorge Amado e Darcy Ribeiro entre outros. “É um disco totalmente inspirado em literatura em forma de trilha sonora”.
Hoje, este morador de Pinheiros, além de shows e colaborar com revistas especializadas, tem uma escola de música, a Gig Profissional, onde André é o responsável pelo curso profissionalizante e pelos cursos livres.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA