Variedade oriental

0
1277

Kátia Gomes

Nem só de sushis e sashimis se faz a culinária japonesa. Embora estes pratos sejam o carro-chefe da maioria dos restaurantes e agrade aos olhos e paladar, no inverno muitos deles inovam nas sugestões do cardápio, provando que a comida oriental é bastante rica.
Um lugar onde se pode não apenas desfrutar da culinária, mas também da cultura japonesa, já que a maioria dos atendentes da casa falam o idioma japonês, é o restaurante Hideki. A casa oferece opções de inverno que vão dos mais tradicionais aos mais exóticos pratos. O proprietário, Hideki Fuchikami, passou dez anos no Japão e acumula 25 anos de experiência em restaurantes, o que garante know how para criar pratos como o Carangueijo Real, uma espécie de caldeirada japonesa, que acompanha legumes, tofu e cogumelo. O prato, bem caprichado para três pessoas, chega à mesa cru. Aos poucos os ingredientes vão sendo adicionados à panela de barro com caldo de peixe e missô (pasta de soja). Quando o caldo já está grosso pode-se jogar arroz na panela e comer como se fosse um risoto. O mesmo prato também é servido nas opções salmão com legumes, frutos do mar e carne.
Quem sempre inova em seus pratos é o Sushi Bayano e neste inverno não poderia ser diferente. A novidade são os sushis quentes! (foto de capa) São três opções de dar água na boca: Hot Holl (grant cheese empanado), Bayaninho (à milanesa e um pouco apimentado) e o Maki Especial (recheado com camarão empanado). Segundo o gerente da casa, Ari Alves de Carvalho, os novos sushis têm feito tanto sucesso que os pratos deverão continuar mesmo depois do inverno. O Sushi Bayano oferece ainda todos os pratos tradicionais da culinária japonesa, inclusive saquê quente para acompanhar, bem sugestivo nas noites frias.
Para os adeptos não só da cozinha japonesa, mas também da chinesa uma boa alternativa é restaurante Chumar. Com dois endereços na região, o restaurante mescla as duas culinárias com referências à italiana. Prova disso são os espaguetes com salmão ou camarão. Lombo com salsão, carne com brócolis, linguado frito ao molho de alho e gengibre, lula recheada com shimeji, além das sopas chinesas Wan Túng (massa, cogumelo, shitake, legumes e ovos mexidos), Sana Tung (massa recheada com carne, tofu e legumes) e Tofu são boas pedidas de pratos quentes. Como sobremesa, independente da estação, nada melhor do que um Tempurá de Sorvete!
Seguindo a linha mais tradicional, o Komê Sushi, oferece como entradas quentes Missoshiro, Yayako (tofu com gengibre e cebolinha frito ou empanado), Guiosa, Harumaki (rolinho primavera), Shimeji e Shitake. Como prato principal, o gerente, Antônio Lopes, destaca seis tipos de Yakissobas, três tipos de Tempurás, o Yaki Sakana (anchova grelhada com arroz, missoshiro e tsukemono) e o Teppan (salmão grelhado com molho agridoce e macarrão).
As opções não páram por aí. Afinal, a Vila Madalena está repleta de bons restaurantes japoneses, com ambiente e cardápio diversificados. Escolha o que mais combina com seu estilo e paladar e bom apetite!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA