Em ritmo de folia

0
1197

Nada mais esperado no Carnaval do que o desfile das escolas de samba. A beleza e a energia que o festival de cores e sons leva para a avenida mexem com os sentidos; é uma vibração que contagia até quem diz com todas as letras que não gosta da mais brasileira das festas. E é este espetáculo grandioso que prometem fazer no Anhembi as escolas de samba da Vila Madalena: Pérola Negra e Tom Maior.
“Diamantina, berço da mineração” foi o tema escolhido pela Pérola para o desfile deste ano. Da descoberta das pedras preciosas passando pela chegada dos escravos até as crendices populares, um pouco da história de Minas Gerais será contada pela escola. Para tanto, Edilson Casal, presidente da Pérola, e Flávio Pires, vice, foram até a cidade mineira para conhecer a cultura de um povo. “Estamos contando o que tivemos a oportunidade de ver de perto”, diz Flávio.
Outra proposta da escola para este Carnaval é resgatar o prestígio junto à comunidade da Vila Madalena, reincorporando pessoas que saíram da Pérola e estreitando o contato com os comerciantes locais. “Tem muita gente empenhada, mas quanto mais gente puder nos ajudar, melhor. Queremos voltar para o Grupo Especial e fazer um Carnaval legal, além de poder tocar os projetos sociais que planejamos, mas para isso precisamos inclusive de apoio financeiro”, diz Edilson, acrescentando que o bairro também faz parte do enredo deste ano, porém de uma forma diferente: representando Diamantina na letra do samba.
Segundo eles, a Pérola Negra vai para o sambódromo com 1500 componentes, divididos em 18 alas. E quatro carros alegóricos estão sendo preparados para surprender o público. Os ensaios acontecem às terças, quintas e domingos, a partir das 19h30 e a escola desfila dia 6 de fevereiro, à 0h. O desfile será televisionado pela TV Cultura.

Pela natureza

E quem está de volta ao Grupo Especial das Escolas de Samba é a Tom Maior. Para fazer um Carnaval em grande estilo, o enredo foi cuidadosamente escolhido: “Sabendo usar não vai faltar” fala da necessidade de se preservar a natureza, cuidando principalmente dos recursos hídricos e estimulando cada vez mais hábitos saudáveis, como a reciclagem.
A escola, que vai para a passarela do samba com 2800 integrantes e 22 alas, tem como objetivo maior, segundo a diretora Luciana Silva, permanecer no Grupo Especial, valorizando assim o trabalho de toda a comunidade. Este trabalho pode ser conferido durante os ensaios, que acontecem às terças, quintas e sábados, a partir das 21h, na nova quadra da Escola. Vale lembrar que a primeira vez que a Tom Maior foi promovida para o Grupo Especial foi em 1976, quando venceu o Grupo 2. Permaneceu entre as grandes em 1977 e 1978. Tornou a ser promovida em 1995 ficando até 1997. Depois, retornou ao Especial em 2000, para as comemorações dos 500 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, mas alguns problemas técnicos no desfile fizeram com que a escola não permanecesse no grupo para o Carnaval de 2001.
Então, não não perca mais tempo! Está na hora de comprar sua fantasia, aprender os sambas (veja abaixo), prestigiar as escolas e cair na folia!

“Diamantina Berço da Mineração”
Escola de Samba Pérola Negra

Nessa passarela lá vem ela
Pra embalar a multidão
Pérola Negra nessa festa
Vem mostrar Diamantina, berço da mineração

O luar chorou
Chorou da dor e do lamento
Chorou ao ver o sofrimento
Quando o negro escravizado no Brasil chegou
Trazido da mãe África distante
Eram Batos, Sudaneses, Achantis, Iorubas, Nagôs
A arte negra veio em sua bagagem
A coragem do guerreiro, o lutador
A esperança o sonho de liberdade
Ao garimpar o ouro nas minas do senhor

“Ô ô ô ai senhê
Ai senhê do imbandá
Fura buraquim senhê”

Crendices, o totemismo ao Boi Geroa
No terreiro a dança do canjerê
Ousada Chica da Silva esbanjava
As suas jóias encantavam
Tesouro de muito valor
Tanta riqueza que ao mundo encantou

E a Vila Madalena
Transforma esse chão em pedras raras
Com força, fé e muita garra
Hoje brilha na beleza desse carnaval
——————————————-
“Sabendo Usar… Não vai Faltar”
Escola De Samba Tom Maior

É amor, poeira
O meu carnaval vai levantar poeira

Sonhei com esplendor do Criador do Universo
Cantei a mais linda melodia
Tocando na consciência do mundo
Em forma de poesia…

Que a água molhe a terra
Germinando o nosso pão
Saciando a nossa fome sem ilusão
Que o sol derrame a vida
E a brisa espalhe o nosso afã
Sabendo usar… não vai faltar no amanhã

Ô,ô,ô nossa morada, mãe natureza
Ô,ô,ô e quer o homem destruir nossa riqueza

Avistei no futuro um novo horizonte
Me banhei na mais pura água da fonte
Saúde e paz, eu quero é mais
Reciclar, preste atenção
Não poluir, desmatamento não
A fauna e a flora correm risco de extinção

O mundo em harmonia será bem melhor
Quando cada gesto bom prevalecer
E assim a vida enfim sorri
Na esperança que há em cada dia
De um novo amanhecer

Alertai Vamos lutar
Em “tom maior”eu vou
O meu recado tem samba no pé
Do morro de Sumaré

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA