Osteria Santi, pratos italianos feitos com paixão

0
353

Foto: Divulgação

Divulgação
Massas feitas na casa

Massas frescas artesanais fabricadas pelo dono e ambiente agradável são alguns dos atrativos da Osteria Santi Vino & Bar. Buon apetito!

“A paixão pela cozinha” comenta Luiz Fernando Santi, dono da Osteria Santi, “começou com a minha avó Maria que eu acompanhava fazendo nhoque e ‘roubava’ alguns com a anuência dela”.

Luiz imigrou para os Estados Unidos “sem falar o inglês” e durante nove anos trabalhou como garçom em restaurantes italianos na cidade de São Francisco. “Um deles, o conceituado Valenti & Co, onde aprendi bastante e muito dessa experiência eu aplico aqui na Osteria”.

IMG_6613Ao voltar ao Brasil, Luiz atuou na área financeira de uma multinacional francesa que, em 2020 fechou a filial brasileira. Neste novo cenário, Luiz partiu para colocar em prática seu plano de trabalhar no ramo da gastronomia com acento italiano que sempre praticou em casa para a família ou para os amigos. “Me estruturei mais, fui aprender mais e fiz um curso de formação de chef em gastronomia. No início eu fazia tudo, fabricava e entregava os produtos”.

Em 2021, achou que precisava transformar a ideia em restaurante, ou mais precisamente uma osteria que pode ser traduzida como “um lugar que serve comida simples, vinho e hospedagem”. Os dois primeiros enunciados a Osteria Santi atende perfeitamente. O ambiente desta nova casa inaugurada em outubro de 2021 é simples e aconchegante. Mesas com toalhas xadrez. Há mesas em um espaço mais arejado onde o teto é retrátil, bem procurado nestes tempos.

Nhoque de espinafre
Nhoque de espinafre
O cardápio da Osteria Santi começou com seis opções e aos poucos Luiz Fernando vai incluindo outros. “Em breve teremos a lasanha”, avisa. Todas as massas são feitas na casa e Luiz é quem literalmente coloca a mão na massa. Para que a qualidade seja a melhor, o chef informa que as massas “são fabricadas com farinha italiana de grano duro 00.”

A escolha de Luiz Fernando pela Vila Madalena é explicada. “Moro na zona Sul de São Paulo, mas queria que a osteria ocupasse um lugar onde a clientela valorizasse a qualidade de uma cozinha artesanal como a nossa. E a opção pela Vila tem se mostrado correta. A cada semana, recebemos novos clientes e muitos, são moradores do bairro”.

Espaço arejado
Espaço arejado
Durante a semana, há opções de almoço executivo a partir das 12h, além dos pratos fixos do cardápio. Luiz Fernando também indica como a bruschetta para uma entrada e entre as massas, o spaghetti a carbonara, o ravióli de muçarela de búfala e o nhoque de espinafre ou de batata roxa com molho a escolha do cliente. Para completar a refeição, tiramisu original, pana cotta ou bolo de chocolate com ganache e sorvete.

O vinho sempre harmoniza com a culinária italiana, ‘vero’!. A Osteria Santi oferece vinhos italianos em garrafas ou em taças. Também tem opções de caipirinhas e outras bebidas.

A casa descansa na segunda-feira. De terça a sexta, atende das 12 às 16h e das 18 às 23h, no sábado, de 12 às 23h e no domingo e feriados, das 12 às 17h. Faz entregas pelo aplicativo Ifood. (GA)

Osteria Santi Vino & Bar, Rua Mourato Coelho, 1.140, Telefone 3819-9600, @osteriasanti, facebook.com/osteriasanti

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA