‘Quarto de Despejo’, peça teatral baseada no livro de Carolina de Jesus, assista online e gratuitamente!

0
1952

Apresentação teatral online e gratuita de Quarto de Despejo, baseada no livro de Carolina de Jesus.

O espetáculo conta a história de uma mulher negra, moradora da favela do Canindé, mãe solteira de três filhos, que não conseguia dormir sem ler um livro. Seu projeto literário encontrou dificuldades, devido à ausência de políticas públicas para os mais vulneráveis, mas sobreviveu. Baseado em seu diário, escrito em papéis encontrados nas ruas de São Paulo, o espetáculo narra a existência poética de uma mulher que, em meio aos excluídos, sonhou ser escritora. Salve, Carolina Maria de Jesus!

O ponto principal da montagem está na potência artística e literária da obra de Carolina Maria de Jesus. Sem deixar de lado a difícil realidade das favelas, direcionamos nosso olhar para o universo poético contido em “Quarto de Despejo” e por ele trilhamos nosso caminho criativo. Dessa forma, palavra, corpo, voz, acessórios, música, iluminação, cenário, figurinos, foram inspirados nessa poética e ressignificados. Desejamos que o espectador conheça a Carolina escritora, envolvida com música, poesia, teatro e muita arte.

A autora Carolina Maria de Jesus, apesar de ter cursado apenas dois anos da educação básica, registrou um mundo desconhecido para muitos, em papéis quase sempre retirados de cadernos que encontrava nas ruas de São Paulo. Mulher negra, nascida em 1914 em Sacramento/MG, residiu na favela do Canindé de 1948 a 1961, no bairro de Santana de 1961 a 1969 e, de 1969 até 1977, em Parelheiros, onde faleceu. Quarto de Despejo, seu primeiro livro, publicado em 1960, foi sucesso de vendas e de público. Traduzido para treze idiomas, ganhou o mundo. No Brasil, os exemplares alcançaram uma tiragem de mais de 100 mil livros vendidos em um ano.

O espetáculo teatral está sendo encenado pela Evoé Cia de Teatro grupo teatral de São Paulo existente desde 2009. O coletivo é formado por artistas com cursos técnicos, graduação e pós-graduação na área artística e, em sua grande maioria, arte-educadores.

Para a Evoé, “o teatro deve atender a todos, sem exceção, pois acreditamos que o mesmo pode influenciar na formação das crianças, jovens e adultos, tornando-os mais atentos a sua realidade, e, dessa forma, aptos a modificá-la, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor para todas e todos”, explica Lucas Barbugiani, ator e integrante do coletivo.

O coletivo apresenta-se regularmente na cidade de São Paulo, Grande São Paulo e interior, totalizando mais de 390 apresentações com um público estimado em mais de 60 mil pessoas. As cidades visitadas, até o momento, foram Bragança Paulista, Sorocaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos, Santos, Jaú, Franca, Salto, Itu, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba, Mogi das Cruzes, São Joaquim da Barra, Taubaté, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Itapecerica da Serra, São Caetano do Sul, Praia Grande, Botucatu, Guarulhos, Caconde, entre outras, além de participações pontuais na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

Ficha técnica e elenco: Arce Correia, Lucas Barbugiani, Luana Tonetti, Maggie Abbreu, Wesley Salatiel e Shanny Segade. Músicas e letras Arce Correia. Produção VS Thiago Siqueira e Gustavo Perri. Preparação para voz cantada Roberto de Paula. Iluminação Carlos Marroco. Figurinos, fotos e visagismo Gil Oliveira. Confecção de Cartazes Alessandro Rodrigues. Produção Audiovisual Ícarus Designer Gráfico Dimas Stecca. Produção executiva Bruna Silvestre. Adaptação, cenário e direção Rodrigo Ximarelli. Realização Evoé Cia de Teatro.

Serviço – Quarto de Desejo, de Carolina Maria de Jesus. Dias 3, 4, 10, 11, 18 de setembro às 20h e dias 5, 12 e 19, às 19h. Transmissão online diretamente Complexo Cultural Funarte, Sala Carlos Miranda. Transmissão online. Reserva de ingressos em www.evoeteatro.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA