Maallak, pratos árabes com receitas de família

0
2286

Foto: Divulgação

Divulgação
Maallak é um nova opção de culinária árabe na Vila Madalena

A comida árabe que tanto agrada ao gosto do brasileiro acaba de ganhar um novo restaurante, o Maallak, onde as receitas de família se destacam

Dos mesmos proprietários do Empório Adelaide, empório, adega e restaurante bem conhecido na região da Vila Beatriz, o Maallak é a versão árabe do empresário Nelson Calil que é morador da região.

A ideia do novo restaurante, segundo Anny Maia, gerente dos dois restaurantes, “foi muito rápida. Ofereceram ao Nelson o ponto e ele viu a oportunidade de abrir um restaurante que remetesse às tradições familiares. Abrimos a casa em um período de um pouco mais de quinze dias”, explica.

Charutinhos-1-DivPara que o Maallak honrasse a tradição da família, os pratos e as receitas estão à cargo da irmã de Nelson, Sofia Calil. “As mulheres da família Calil aprenderam a cozinhar graças a tradição das mais velhas ensinarem às mais novas seus segredos culinários. Muitas das receitas têm muitos anos e foram passadas oralmente. Isso nos torna não apenas mais um restaurante árabe. Nossos pratos têm uma tradição familiar”, conta Anny.

Foi preciso determinar as medidas exatas assim como os ingredientes (destaque para os temperos) e as adaptações ao gosto do brasileiro para que o cardápio do novo restaurante fosse finalizado. É claro que a família participou de todo o processo.

O salão do Maallak tem nas divisórias os padrões com elementos que nos remetem ao mundo árabe. A capacidade do espaço é suficiente para atender a 70 clientes com comodidade.

Michui-DivAnny destaca do cardápio do restaurante os tradicionais mas sempre pedidos pratos como o tabule, a kafta feita com carne bovina grelhada na char broiler (churrasqueira com pedra vulcânica) que dá à carne um toque diferente, muito especial. O mijadra é outro prato típico desta culinária, ou seja, arroz com lentilhas e cebola caramelizada.

Os charutinhos de folha de uva e repolho recheados não poderiam faltar nesta casa de culinária árabe. O michui, espeto de carne com cebola e legumes é outro prato que merece ser pedido.

Das entradas a casa oferece coalhada fresca, babaganuche e pão árabe também estão presentes. O quibe frito assim como as esfihas abertas (carne, queijo e zattar) e as fechadas (espinafre e ricota) entre outros itens.

Anny também adianta algumas novidades do Maallak para breve. “A partir da segunda quinzena de julho vamos servir no almoço, de terça a sexta, das 12 às 16h, almoço executivo com três opções diárias – entrada, salada, prato principal, além dos pratos fixos do cardápio”, informa. E em julho teremos serviço de entrega através da parceria com o aplicativo Ifood.

Kibe cru-DivComparado com o cliente do Empório Adelaide, Anny explica que “o cliente do Maallak é formado por moradores da região e nos finais de semana, e as famílias têm número maior nos finais de semana, um pouco diferente da nossa outra casa, onde o público vai para comer mas têm um outro perfil”, conta a profissional que acumula mais de duas décadas no ramo de gastronomia.

O Maallak abre de terça a domingo a partir das 12h. Fecha na segunda. (GA)

Maallak Culinária Árabe, Rua Isabel de Castela, 529, elefones 3032-1469 e 95001-1447

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA