Coletiva reúne 36|artistas

0
1551

Foto:

Artista plástico Kaoru Ito

Prepare-se para a quinta edição da exposição de artes da Escola de Artes Shunkun com 120 obras de 36 artistas. Criada em 2008 pelo professor e artista plástico Kaoru Ito, a exposição é uma forma de os artistas que frequentam a escola mostrar para o público seus trabalhos. 

Muitos deles têm uma carreira consolidada como artistas plásticos e tatuadores. Outros têm profissões diversas e a pintura funciona como terapia e hobby.

Para Ito, que também terá trabalhos recentes expostos na mostra, “a exposição já é uma tradição da nossa escola. É uma ótima oportunidade para que o público possa conhecer novos artistas e, se quiser, adquirir os quadros dos nossos alunos”, diz. Por razões de saúde de Ito, a mostra deixou de acontecer nos dois últimos anos.

As telas que ocuparão a galeria da escola têm os mais diversos tamanhos e técnicas: figurativas, abstratas, realistas e outras mais. Todas estarão à venda e, para alguns os artistas, será a primeira mostra que participam. “Mas entre eles, há vários alunos que já têm uma carreira de artista plástico”, explica o professor que fez a curadoria da mostra. “Para escolher os quadros para a exposição, optei pela qualidade da técnica e valor artístico de cada obra”, conclui.

A escola, criada em 2000 na Vila Madalena, atualmente tem 60 alunos matriculados, mas uma lista de espera com 14 nomes aguardam sua vez de ingressar. “Como sou o único professor de artes plásticas, preciso limitar o número de alunos para poder acompanhar o desenvolvimento de cada um deles. Nós, aqui, ensinamos 28 técnicas de pintura”, explica Ito.

Entre as técnicas de pintura que a Shunkun oferece estão a sumiê (pintura feita com sumi, uma tinta à base de carvão) e o shodô (que é a arte da caligrafia oriental feita originalmente com pincel umedecido no sumi em papel de arroz). A pintura japonesa, que é uma técnica de pintura feita sobre seda, tela ou papel de arroz, utiliza tinta nanquim ou aquarela. Além da técnica japonesa, os alunos também aprendem a trabalhar com tintas acrílicas ou a óleo, pintura com areia, aerógrafo, retoque americano.

A Shunkun oferece também curso de língua japonesa, que é ministrado pela professora Tereza Ito, uma das participantes da mostra com delicadas pinturas com motivos japoneses.

5ª Expo de Artes Shunkun
De 29/6 a 14/7, das 10 às 18h
Rua Mourato Coelho, 520
Telefones 97127-7769 e 99257-8518
www.shunkun.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA