Em busca do melhor petisco

0
1469

Criado no ano 2000, o Comida di Buteco nasceu em Belo Horizonte com a finalidade de valorizar a culinária local. Algumas dessas delícias viraram atrações turísticas em muitas cidades brasileiras. Até 2011, o evento foi realizado em 15 cidades e a partir deste ano, a cidade de São Paulo passa a fazer parte do concurso com 50 botecos espalhados pelas regiões da cidade.
Para participar desta edição, os bares foram previamente avaliados em vários quesitos. Qualidade do cardápio, atendimento, temperatura da bebida e higiene do local serão levados em conta. E um dos critérios mais emblemáticos do evento é o envolvimento direto do proprietário no negócio. “Nós buscamos botecos com alma”, resume Eduardo Maya, gastrônomo, um dos responsáveis pela seleção dos concorrentes.
Em São Paulo, segundo os organizadores, foram selecionados cerca de 400 botecos e destes, 200 mereceram uma visita. Para Eduardo, “foi um processo trabalhoso, mas gratificante. Foi difícil, São Paulo é uma colcha de retalhos gastronômicos. Tem boteco tradicional e bares arrumadinhos com todo o tipo de influência cultural. Fizemos questão de respeitar essa diversidade”, explica.
Os botecos escolhidos para participar do concurso em São Paulo representam a diversidade e a influência de diferentes culinárias na cultura local. Italianos, japoneses, alemães, portugueses, nordestinos, mineiros e por aí vai.
Nesta primeira edição, os bares paulistanos participantes indicam uma das suas receitas do cardápio ou criaram novos petiscos. Os pratos concorrentes neste ano não podem ser repetidos, nem entre os botecos e nem nos próximos dez anos subsequentes da promoção.
O público e os jurados vão percorrer os botecos e avaliam com notas de 0 a 10 o tira-gosto. Além disso, dão notas para a higiene do local, o atendimento e a temperatura da bebida servida. O peso do júri e do público é de 50% cada. E a cada edição do concurso, 20% da base dos botecos será renovada de acordo com a classificação geral, informa a organização.
Na Vila Madalena, o Jacaré Grill (Rua Harmonia, 305/317, tel. 3816-0400) é o único bar participante do Comida di Buteco, com o tira-gosto mini-hamburguer de calabresa grelhado acompanhado de geleia de abacaxi com pimenta.
O vencedor será anunciado no dia 10 de julho, na Festa da Saideira, no Mercado Municipal da Cantareira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA