Artesanato|paulista

0
1303

Foto:

Loja na estação Vila Madalena

Criada por um Decreto-Lei de 1970, a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, Sutaco – uma autarquia do governo do Estado vinculada à Secretaria de Trabalho – organiza, desenvolve, promove renda e minimiza uma série de dificuldades enfrentadas pelos artesãos, que de uma forma geral enfrentam dentro do processo de criação e comercialização dos seus produtos. Qualquer pessoa pode se cadastrar e usufruir dos benefícios, basta que o interessado faça trabalhos manuais de artesanato.
Para se cadastrar, o artesão deve entrar em contato com a Instituição e agendar dia e horário para uma demonstração presencial do seu trabalho. Caberá a uma comissão técnica avaliar e classificar os produtos de acordo com normas que estão na legislação. De posse da carteirinha que o credencia como profissional de artesanato, esse indivíduo poderá usufruir de todos os serviços oferecidos pela Sutaco e parceiros.
Mas, lembre-se, apenas pessoas físicas são cadastradas e serviços como emissão de Nota Fiscal Eletrônica, participação em cursos de qualificação e requalificação profissional, divulgação e acesso ao microcrédito com o apoio do Banco do Povo são alguns dos serviços disponibilizados aos artesãos credenciados. Atualmente, mais de 73 mil artesãos estão cadastrados na entidade, segundo o Portal de Notícias do IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos.
Em novembro de 2011, a Sutaco inaugurou uma loja na estação do metrô Vila Madalena e cerca de cem artesãos têm suas peças expostas e comercializadas no local. O leitor encontra trabalhos de entrelaçamento, torção, bordado, crochê, fuxico, marchetaria, cerâmica, bijuterias, acessórios de moda, entalhe, cartonagem, objetos em PET e muitos outros artigos.
Além da loja na Vila Madalena, a entidade mantém um segundo endereço na capital, localizada junto à loja da Imprensa Oficial, na Rua XV de Novembro, 318. Mas, uma parceria com a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – tem redes de comércio online que beneficiam diretamente o artesão, dando a oportunidade para que esses profissionais montem a sua própria loja virtual. Maiores informações você encontra no site abaixo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA