A magia do Natal

0
1192

Foto:

Uma das cenas de O Quebra-Nozes

Uma das apresentações mais tradicionais da cidade, a Cisne Negro Cia de Dança (Rua das Tabocas, 55, telefone 3813-4966), que completa 34 anos em 2011, ilumina o mês de dezembro com o espetáculo O Quebra- Nozes.
Inspirada na adaptação francesa de um trecho do conto de Ernest Hoffmann, Tchaikovsky compôs a música para o balé em uma obra repleta de fantasia e romantismo. Encenado em dois atos, conta a fantasia de menina Clara, que na noite de Natal ganha muitos presentes, mas se encanta por um deles, um boneco quebra-nozes. Depois de brincar, ela adormece e entra no mundo da fantasia. Os brinquedos ganham vida, viajam para O Reino das Neves e Reino dos Doces, onde Clara e seu príncipe são homenageados com danças típicas de vários países e com um gracioso pas-de-deux da Fada Açucarada.
A primeira vez que a Cisne Negro apresentou essa história foi em 1982, sendo executada anualmente desde então. Serão 120 artistas, entre o corpo de baile fixo e o elenco contratado especialmente para esta produção. Entre os solistas convidados estão Márcia Jaqueline, primeira bailarina, e Denis Vieira, primeiro bailarino, ambos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que se apresentaram na semana de 7 a 11 de dezembro. Já de 12 a 18 de dezembro, o palco recebe Viara Natcheva, primeira bailarina do Staatsballet de Berlim, e Emil Yordanov, primeiro bailarino do Sofia National Opera and Ballet. O ator Felipe Carvalhido será Drosselmeier, que se revezará com o bailarino da Cisne Negro Joel de Oliveira, além de Cinthia Beranek, ex-bailarina da Cisne Negro, que participou por 8 anos como integrante do Cirque Du Soleil.
Uma novidade da apresentação esse ano é que no dia 12 de dezembro acontecerá uma sessão com audiodescrição, recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais. Com este recurso, é possível conhecer o ambiente, cenários, figurinos, expressões faciais, linguagem corporal, entrada e saída de personagens em cena, bem como outros tipos de ação e detalhes.
As apresentações acontecem no Teatro Alfa (R. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 5693.4000), de segunda a quinta, às 21h, sexta, às 21h30, sábado, às 17 e 21h, e domingo, às 16 e 19h. Os preços variam de R$ 30 a R$ 90. Os ingressos podem ser comprados pelos telefones 5693-4000 e 0300-789-3377 (serviço exclusivo do Teatro Alfa), pelo Ingresso Rápido (tel. 4003-1212, www.ingressorapido.com.br), ou pessoalmente na bilheteria do Teatro Alfa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA