Mais espaço para o teatro

0
566

O Teatro Vocacional, criado em 2001 pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, abre suas portas na Vila Madalena. Este programa, voltado para adolescentes e jovens, visa incentivar e promover a produção de teatro amador na cidade, e vem se destacando pela proposta de desenvolver, por meio de um laboratório de preparação, a prática teatral.
“Procuramos um espaço na Vila e em Pinheiros e resolvemos trabalhar em uma escola pública”, conta Piatã Stoklos Kignel, coordenador de cultura da Subprefeitura de Pinheiros. A escola escolhida foi a E.E. Carlos Maximiliano Pereira dos Santos. “A idéia é trabalhar a comunidade escolar e em geral. Será feita alguma seleção porque é possível que tenhamos 15 vagas por grupo por conta do espaço físico”.
O Teatro Vocacional trabalha com artistas orientadores, o que é uma característica diferente. “Eles trabalham com as várias linguagens do teatro, com grupos pré-estabelecidos ou com turmas, ou seja, grupos de teatro que estão ensaiando e que precisam de uma orientação ou com uma turma que quer fazer teatro pela primeira vez”.

Fechamento do Maxi

A escolha do Maximiliano não foi por acaso. Havia rumores de que a escola seria fechada por falta de alunos, mas houve um movimento, encabeçado pela Cidade Escola Aprendiz, que pesquisou o que estava acontecendo com o Maxi – como é chamado -, e se havia como a comunidade colaborar. E deu certo, segundo Piatã. “A possibilidade de o Maximiliano ser fechado está bastante longe agora. Algumas reuniões começaram a acontecer e a comunidade formou um grupo chamado Amigos do Maxi. Fez-se uma proposta para que não se fechasse a escola. A idéia é que em dez anos ela seja uma escola modelo em termos de índices educacionais. Havia apenas 200 alunos e isso faz com que a escola tenha que ser fechada. Uma escola estadual daquele porte poderia ter mil alunos”.
Além de bem localizada, com salas de aulas grandes, o Maxi está ganhando também um teatro. A companhia Os Satyros vai inaugurar sua filial na Vila, na escola, batizado como “Teatro da Vila – Estação Satyros”.
Com tudo isso, vale fazer uma visita ao Maximiliano e conhecer os novos projetos. Aproveite e se inscreva no Teatro Vocacional. O curso começa em agosto e vai até novembro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA