Crianças integradas

0
1011

Kátia Gomes

Há um ano, quatro amigos, componentes da Escola de Samba Pérola Negra, sendo dois ritimistas, um cavaquista e um intérprete, acostumados a se apresentarem com a banda Brasilian Show dentro e fora do País, encontraram uma boa maneira de tirar as crianças da rua e integrá-las ao meio social de forma prazerosa: pela música. Em setembro de 2003, deram início ao projeto “Criansamba”.
Em princípio, 20 crianças se reuniam aos domingos, das 15 às 17h, na quadra da Pérola Negra para terem aulas de instrumentos com os componentes da ala da bateria da escola. Aos poucos, mais crianças se uniram ao grupo, que hoje conta com cerca de 50 jovens entre 9 e 17 anos de idade.
O bom desempenho fez com que o Criansamba também recebesse convites para se apresentar em eventos, como a Feira da Vila Madalena e a festa de aniversário do “Movimento em Prol do Centro Cultural de Pinheiros”. Consequentemente, comerciantes da região passaram a patrocinar o grupo. Entre eles, as padarias Rodésia e Santa Etiene, a pizzaria Pizzarela e a empresa Rápido São Paulo, que doa verba destinada às camisetas do grupo, e a própria Pérola Negra, que cede o espaço e os instrumentos para o ensaio.
Anderson Pedroso, um dos idealizadores do projeto, conta que o Criansamba, em breve, se tornará uma organização não-governamental. Com isso, acredita que o grupo receberá mais apoio para, inclusive, ampliar suas atividades. “Queremos ter aulas de capoeira, artes plásticas, teatro, mestre-sala e porta-bandeira…”. Ele pretende ainda aumentar o número de integrantes do Criansamba e faz um convite: “Quem sempre quis aprender um instrumento, mas nunca teve oportunidade, é só ir à quadra aos domingos, a partir das 15h.
As aulas são gratuitas. O único pré-requisito é que a criança esteja estudando e se responsabilize em ensaiar toda semana e acompanhar o grupo nas apresentações”. Uma ótima oportunidade para quem sonha em evoluir e fazer parte da bateria principal da Pérola Negra e da Brasilian Show.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA