Arquitetos, publicitários, fotógrafos e outros profissionais sempre se valem de livros específicos em suas atividades para se atualizar com tudo que o mundo produz. Claro que a Internet ajuda muito neste particular, mas os livros são referências de fácil consulta e há o prazer de folheá-lo. A produção no Brasil cresce a cada ano, mas ainda é no exterior que está a maior produção desse tipo de livro.
Atuando no mercado de importação desde 1991, a Toc na Cuca chegou à Vila Madalena em dezembro último, com uma loja especializada no segmento de livros importados. Como importa diretamente, o acervo está constantemente recebendo as novidades lançadas lá fora. Em um espaço com ares minimalistas (as prateleiras e os livros, basicamente), o cliente tem à disposição cerca de 1.000 títulos abrangendo os mais diversos temas: gastronomia, arte, arquitetura, fotografia, música, livros de viagens, decoração, designers de jardins, joalheria e outros mais.
A escolha dos títulos é feita por Raimundo Antunes, um dos sócios da livraria, que tem sede na região da Avenida Nove de Julho. “Vim para a Vila Madalena por ter identidade com o bairro e a pedido dos clientes que tenho por aqui, que pediam a filial”, diz. Segundo ele, o prédio onde a loja se instalou foi “indicado” por esses clientes. Como trabalha com livros segmentados, não tem no acervo literatura, nacional ou estrangeira. A livraria pode ser também uma boa opção para se comprar um livro para presentear um amigo, por exemplo. Na maioria, os livros têm ótima impressão, diagramação, fotos e assuntos que não agradam apenas aos entendidos. É o caso dos livros sobre música, cinema, histórias em quadrinhos ou que tratam de gastronomia, para citar alguns.
“Procuro lá fora os livros mais significativos, sem me deixar levar por modismos”, afirma Antunes e diz que “se o cliente não acha o que procura, em poucos dias, eu arrumo o que ele precisa”. Além da loja, dispõe de um portal onde o cliente de qualquer lugar pode comprar ou fazer a encomenda do livro que precisa.