Pedro Costa lança ‘A Vila em Close, 30 anos de histórias da Vila Madalena’

0
1773

Foto:

Pedro e Vera

Texto atualizado em 24 de julho de 2025

Jornalista, poeta e compositor, Pedro Costa narra em novo livro, A Vila em Close com histórias da Vila Madalena, onde viveu por mais de quarenta anos.

Na obra literária, o autor aborda ícones da boêmia da Vila Madalena, histórias que reuniu pela vivência no bairro e em bares como o Pira Bar e Piratininga, que Pedro e Vera Costa tiveram por décadas na Vila Madalena.

O Piratininga foi um clássico da Vila, com ambiente intimista e música ao vivo de qualidade. Entre outros que se apresentaram no pequeno palco do bar, estão os gêmeos Paulo e Chico Caruso deixavam seus pincéis de lado para se apresentarem com ilustres convidados como o sax do escritor Luis Fernando Veríssimo e outros músicos. “O Piratininga foi criado e teve a cidade de São Paulo como inspiração. No dia 25 de janeiro aniversário da cidade, sempre festejamos com um carnaval e muita alegria”, lembra o escritor.

2507-Pedro-Costa-livro-GA (7)
O Pira Grill era um bar descolado com um cardápio bem variado e ponto de encontro de muitos amigos e frequentadores da Vila. À noite, de um forno a lenha saiam saborosas pizzas e o chope sempre foi servido na temperatura correta. E também serviu de cenário para o lançamento de livros, discos e música ao vivo nas noites do final de semana.

Hoje esses espaços têm novos donos e novos nomes. Pedro explica que “depois de 40 anos de atividades nos bares, eu e Vera optamos por uma vida mais tranquila”, explica sobre a mudança para o litoral Norte paulista.

Pedro teve uma ligação muito próxima com o Guia da Vila Madalena desde os primeiros números. Suas crônicas encerravam as edições e sabe-se que muitos leitores, ao receber o GVM, começa a leitura pelo texto do Pedro. Muitas das crônicas publicadas no GVM estão no livro A Vila em Close, 30 anos de histórias da Vila Madalena (Editora Viseu). O prefácio do livro é do diretor da Página, que edita o GVM, Ubirajara de Oliveira.

Foto/Gerson Azevedo
Pedro Costa e filhos

Sobre a Vila, Pedro lembra que em o livro, “reúne algumas crônicas dos anos que morei na Vila Madalena. Tudo começou em 1968 quando a ditadura expulsou muitos dos alunos moradores do Crusp que passaram a morar na Vila Madalena, então uma pacata e tranquila vila de trabalhadores. Para a Vila vieram além dos estudantes, artistas, boêmios e virou um celeiro cultural e quando virou novela na Globo nunca mais parou e hoje é um ponto turístico da cidade de São Paulo. Esse é o pano de fundo do A Vila em Close”, que teve uma noite de autógrafos no bar Jacaré Grill em 16 de julho.
Foto/Gerson Azevedo
Silvana Baia e Ubirajara de Oliveira, do GVM, Vera e Pedro Costa.

O autor continua a escrever suas crônicas e poesias como sempre fez. Na noite de autógrafos no Jacaré Grill, Pedro teve a companhia de Vera e dos filhos, teve a oportunidade de ser abraçado por amigos que fizeram questão de adquirir a obra com dedicatória especial para cada um. “Foi uma noite muito especial para rever os amigos da Vila Madalena”, afirmou. Além de lançar o livro na Vila, Pedro fez sessões de autógrafos em Ubatuba e em breve, no Rio de Janeiro.

No dia 11 de agosto, a partir das 18h, Pedro Costa estará na Livraria e Bar Ria, Rua Marino Falcão, 58, a poucos metros do metrô Vila Madalena, recebendo amigos e autografando seu livro.

O livro A Vila em Close está disponível em edição física e digital que pode ser comprado nos apps da Amazon, Apple Books, Kobo, Estante Virtual, Casa Bahia, Extra. (GA)

A Vila em Close — @palavrasdepedro

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA