Jornalista, poeta e compositor, Pedro Costa narra em novo livro, A Vila em Close, 30 anos de histórias da Vila Madalena, onde viveu por mais de quarenta anos.
No dia 16 de julho (quarta-feira), a partir das 18h30, Pedro Costa fará sessão de autógrafos do novo livro, no bar Jacaré Grill (Rua Harmonia, 305). O exemplar poderá ser adquirido no local. “Lançar o meu livro na Vila Madalena é muito legal. Espero encontrar os amigos e leitores”, convida.
Junto com a esposa Vera, Pedro Costa criou ícones da boêmia da Vila Madalena: os bares Pira Grill e Piratininga, que o casal vendeu em 2024. O Piratininga, um clássico da Vila tinha um ambiente intimista e música ao vivo de qualidade. Entre outros artistas que ocuparam o pequeno palco estavam os cartunistas e multiartistas Paulo e Chico Caruso que se apresentaram com outros craques do texto e das artes como o saxofonista e escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo entre outros. “Criei o Piratininga inspirado na cidade de São Paulo. Todo dia 25 de janeiro, aniversário da cidade, festejamos com um carnaval e muita alegria”, lembra o escritor.
O Pira Grill por sua vez era mais descolado com um cardápio bem variado e ponto de encontro de muitos amigos e frequentadores da Vila. À noite, de um potente forno a lenha saiam saborosas pizzas e o chope sempre foi servido na temperatura correta. Foi cenário para o lançamento de livros, discos e música ao vivo nas noites do final de semana.
Pedro colocou no papel as mudanças, personagens e frequentadores da Vila em Crônicas. Por muitos anos, seus textos encerravam a edição do Guia da Vila Madalena. O livro A Vila em Close, 30 anos de histórias da Vila Madalena (Editora Viseu), reúne histórias da famosa Vila. Pedro, vivendo em Ubatuba desde 2024, depois de 40 anos como dono de bares, mantém uma produção literária ativa e colabora com um jornal de Ubatuba. A edição tem prefácio de Ubirajara Oliveira, editor do GVM.
Segundo Pedro, seu livro, “reúne algumas crônicas desses anos que morei na Vila Madalena. Tudo começou em 1968 quando a ditadura expulsou muitos dos alunos moradores do Crusp que passaram a morar na Vila Madalena, então uma pacata e tranquila vila de trabalhadores. Para a Vila vieram além dos estudantes, artistas, boêmios e virou um celeiro cultural e quando virou novela na Globo nunca mais parou e hoje é um ponto turístico da cidade de São Paulo. O livro está disponível em edição física e digital nas plataformas Amazon, Apple Books, Kobo, Estante Virtual, Casa Bahia, Extra.
Lançar o livro inspirado na Vila Madalena no local onde muitas das histórias aconteceram “é um prazer e o reencontro com amigos sempre revigora e inspira”. Além de lançar o livro na Vila, Pedro fez sessões de autógrafos no litoral Norte onde mora e tem programado outro evento no Rio de Janeiro para as próximas semanas. (GA)
A Vila em Close, de Pedro Costa, @palavrasdepedro