Livro Mundo Livre S/A 4.0 tem lançamento na Ria Livraria

0
76

A banda pernambucana Mundo Livre S/A completa 40 anos e ganhou livro contando toda a sua trajetória. Veterana do manguebeat e liderada até hoje por Fred Zero Quatro, a história dos punks de Candeias foi esmiuçada na biografia “Mundo Livre S/A 4.0 do punk ao mangue” (Ilustre Editora, 552 páginas), de Pedro de Luna, com lançamento no dia 2/12 (segunda-feira) a partir das 18h30 na Ria Livraria, próxima ao metrô Vila Madalena, com a presença do biógrafo e do biografado. Essa será a primeira vez em que Fred e Luna estarão juntos para autografar o livro.

Para Marcos Benuthe, o Marquinhos, fundador da Ria Livraria: “receber Fred Zero Quatro e Pedro de Luna é uma honra para a história da nossa livraria. Uma biografia dessa grandeza merece um amor, carinho e uma noite de muita bebedeira”

Original de Candeias, no município de Jaboatão dos Guararapes, o Mundo Livre S/A foi responsável por desbravar o Brasil e o mundo junto com Chico Science & Nação Zumbi, apresentando a música fértil criada no mangue. As duas bandas debutaram em disco no mesmo ano (1994) e tocaram juntas em 1996 em Nova Iorque. Mesmo após a morte de Chico no ano seguinte, a parceria entre elas continuou, em projetos como a Orquestra Manguefônica e o celebrado disco “Mundo Livre S/A vs Nação Zumbi” (Deck Disc), onde uma gravou sete versões de canções da outra.

Apesar de não ser mainstream, ao longo de quatro décadas o mundo livre s/a venceu duas vezes o Troféu APCA – em 1998 como melhor grupo do ano e em 2000 como melhor disco de música popular com “Por Pouco” (Abril Music) – e foi eleito o Melhor Grupo na 23ª edição do Prêmio da Música Brasileira pelo álbum “Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa”, de 2011.

Essa é a nona biografia do escritor e jornalista Pedro de Luna, 50 anos, responsável pelos livros sobre a banda Planet Hemp, os músicos Speed e Champignon (Charlie Brown Jr), do quadrinista Marcatti, do festival Porão do Rock e do professor e deputado federal Chico Alencar, entre outros.

Além de uma vasta pesquisa, o autor realizou 75 entrevistas, inclusive com os ex-integrantes e os atuais, como o cantor Otto – que participou dos dois primeiros discos como percussionista. Também deram o seu depoimento os músicos China, Cannibal, Karina Buhr, Fabio Trummer, Mario Caldato Jr, Stela Campos, DJ Dolores, Jorge du Peixe, Lucio Maia, Pupillo, Dudu Marote, Charles Gavin, Apollo 9, Eduardo Bid e Edu K – os seis também produtores de discos da banda – além do jornalista Xico Sá.

Segundo Luna, publicar livros originais, coerentes e relevantes é a sua forma de ativismo: “assim como o mundo livre s/a o faz através das músicas e Fred por meio de manifestos, declarações e, principalmente, engajamento real em carne e osso, a minha forma de iluminar mentes e preservar a história do rock nacional é através das biografias.

No evento o livro estará à venda por R$ 130 no Pix, dinheiro ou cartão.

Segunda, 2/12 a partir das 18h30. Ria Livraria, Rua Marinho Falcão, 58, ao lado do metrô Vila Madalena. Entrada franca.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA