Criado para ser um centro de estudos sobre livros e literatura, o Lugar de Ler comemora um ano de existência.
São três mulheres que gostam de livros que criaram o Lugar de Ler. O espaço começou a funcionar em abril do ano passado. Dani Gutefreund é pedagoga e mestre em literatura contemporânea inglesa, professora de educação infantil e autora de livro infantil. A jornalista Janete Tavano tem vinte anos de experiência na área, especialista e pós-graduada em literatura infantil. Atualmente cursa Letras na USP. E a arquiteta e urbanista Mariana Demuth, mestranda em design pela FAU-USP e autora de projetos artísticos e editoriais.
Elas se conheceram em um curso ministrado por Dani. Fizeram amizade, descobriram o desejo de trabalhar com literatura e três meses depois o Lugar de Ler era realidade.
Ocupando o térreo de uma residência situada em uma rua particular, o Lugar de Ler, fica próximo ao metrô Vila Madalena. Uma biblioteca com mais de mil títulos infantis e livros de referência ocupa uma das paredes. Aqui, tudo remete aos universo dos livros.
Desde a inauguração, já foram realizados mais de 20 cursos, conversas e debates e teve a presença de 300 alunos. A proposta é acolher quem gosta de literatura e onde todos podem ouvir e falar. O Lugar de Ler organiza cursos, workshops, oficinas, palestras, grupos de leitura, escrita e de estudo com os mais variados temas literários assim como arte, filosofia, poesia, música e suas relações com a literatura. Os cursos abordam, por exemplo, a literatura russa ou a literatura presente nos livros do bruxo adolescente Harry Potter entre outros assuntos.
Oferecem serviços de consultoria editoral, formação de bibliotecas, tradução, leitura crítica de originais. (GA)
www.lugardeler.com/