A Mateba Cultura da Terra traz o conceito de consumo consciente e voltado para a terra. Técnicas de aquaponia que permite a qualquer um ter sua horta urbana em casa entre outras novidades.
O casal e sócios Ian Guedes e Paula Zomignani criaram a Mateba (o nome foi inventado por eles) para resgatar “o contato com a terra e aproximar produtores artesanais com o público consumidor que na Vila Madalena está crescendo bem”, informa Paula que também é dona da Integra Consciência Corporal, também sediada na Vila Madalena.
“Temos um sítio em São Luiz do Paraitinga e lá plantamos e criamos um pouco de tudo. Este contato com a terra nos levou a criar a Mateba e oferecer além de produtos, serviços e soluções para agricultura urbana e também comida boa e saudável”, explica Ian Guedes que é formado em hotelaria na Suíça e já teve outros negócios aqui na região além de ser morador deste a infância.
A Mateba Cultura da Terra funciona em sistema soft-opening a partir do dia 18 de março. “Neste período estaremos afinando nosso atendimento e passando aos clientes nosso conceito”, informa Ian.
Os produtos que a Mateba terá serão, segundo Paula, “na maioria fornecidos por produtores artesanais que conhecemos pessoalmente. Queijos, doces, geleias, grãos, cervejas e outros itens que vamos agregar aos poucos”.
Além do empório com venda direta ao consumidor os empresários informam que terão um café e cardápio com sanduíches, pratos leves e saudáveis no almoço e também brunch.
Ter uma horta dentro de casa parece ser difícil, não é mesmo? Ian e Paula querem quebrar esse paradigma através de técnicas e equipamentos que permitem à maioria das pessoas, principalmente às que moram em apartamento ter seus temperos, vegetais e flores. “Teremos equipamentos que estão sendo importados voltados para esse público”, garantem.
Além de equipamentos, a Mateba está formatando cursos, workshops e encontros de profissionais com pessoas interessadas em temas como cozinha, jardinagem, hortas urbanas, produtos e por aí vai. Avisam que a Mateba será um local voltado para eventos particulares e oferecerá toda a estrutura de serviço.
A aquaponia é um dos atrativos na Mateba. O sistema que ocupa boa parte de um dos muros consiste em um sistema vertical formado por tubulações de PVC e que não faz uso da terra para que as plantas cresçam e sim água. Em um pequeno lago na área externa, nadam tranquilas algumas carpas japonesas (nishikigoi) e são elas que produzem os nutrientes para as plantas em um circuito fechado que auto se alimenta. Nos dias 23 e 24 de março acontece o curso básico e comercial de aquaponia na Mateba. (GA)
Mateba Cultura da Terra, Rua Mourato Coelho, 1.427, Telefone 97555-5352 (Whats), www.mateba.com.br, instagram @mateba_brasil