Para trabalhar no circo

0
960

Kelly Monteiro

Circenses, atores, acrobatas, mímicos, ginastas, bailarinos, atenção! O Galpão do Circo e o Centro de Formação em Artes Circenses (Cefac), na Vila Madalena, estão colaborando na seleção de elenco para o Cirque du Soleil. Se você é um artista profissional com boa técnica, experiência no palco ou no picadeiro, capacidade de improviso e versatilidade, a hora do sucesso pode ser agora.
“O que eles estão procurando desta vez aqui em São Paulo são acrobatas, saltadores, ginastas, atores corporais. Na Europa e nos Estados Unidos este termo já é bastante usado para o ator que utiliza o corpo e não tanto a voz. É o mímico, o ator bailarino, o circense. Atores que têm uma linguagem corporal. É isto que eles estão procurando. E artistas circenses. O Brasil é um celeiro de artistas circenses. Tem muito artista de qualidade”, diz Rodrigo Matheus, diretor e coordenador da área de teatro do Cefac. Segundo ele, o Cirque du Soleil, hoje, é a segunda maior companhia de entretenimento do mundo. “Ela só está atrás, em termos de rendimento e de infra-estrutura, da Disney. É maior do que qualquer estúdio de cinema de Hollywood”, observa.
Ou seja, eles fazem audições pelo mundo para procurar bons artistas que possam contribuir ou substituir outros em espetáculos que já estão em cartaz. Também buscam aqueles que possam participar de processos criativos de novos espetáculos. “Isso significa que eles estão procurando os melhores do mundo naquelas disciplinas. O que eles querem são artistas de qualidade, têm que ser realmente muito competentes”, lembra Rodrigo, acrescentando que “há muitos artistas brasileiros que já trabalharam no Cirque du Soleil e outros que ainda trabalham. São pessoas que se diferenciam no que fazem ou que tem uma qualidade muito alta no seu trabalho. E o brasileiro se dedica e é altamente criativo. Isso é levado muito em conta”.
Quem quiser participar do processo seletivo deve enviar o material – foto, vídeo de no máximo seis minutos e currículo -, para o Galpão do Circo, até 10 de outubro. “Se a pessoa achar que ela tem um bom nível técnico, então ela nos interessa”, informa Rodrigo. O material deve mostrar que o candidato realmente tem experiência profissional, ou então que é muito especial naquilo que faz.
Depois desta pré-seleção os aprovados farão as audições e a de teatro físico será realizada no próprio Galpão do Circo. Nesta fase, a seleção será feita pelo Cique du Soleil.


Saltimbanco

O Cirque du Soleil apresenta o espetáculo Saltimbanco, até 22 de outubro, debaixo da Grande Lona armada na Vila Olímpia, na esquina das avenidas Chedid Jafet e Juscelino Kubitschek. Saltimbanco é um hino à vida. Criado como um antídoto à violência e ao desespero tão prevalentes no século XX, este espetáculo fantasmagórico apresenta uma nova visão da vida urbana, transbordante de otimismo e alegria. Saltimbanco é tudo menos linear. Longe disso. Ele é um caleidoscópio, um turbilhão, uma aventura onde qualquer coisa pode acontecer. Saltimbanco tem sua própria linguagem, e seu espírito é transmitido através da voz, do movimento e da música.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA